Advertisement

A entrada é gratuita sexta-feira no museu Cosme Damião

ng4141638

Há 30 mil objetos guardados no Museu do Benfica, longe do olhar dos visitantes, que o clube vai mostrar na sexta-feira. A entrada é gratuita.

Advertisement

O Museu tem quase dois anos (completa-os a 26 de julho) e depois de amanhã vai abrir portas de zonas habitualmente fechadas. As da Reserva, conservação e restauro e o centro de documentação. Há duas visitas, uma às 10.30 e outra às 15.00, antecipando a comemoração do Dia Internacional de Monumentos e Sítios. A visita tem duas horas de duração e a inscrição é obrigatória.
“Abrimos na sexta-feira porque queremos ter as pessoas a trabalhar”, explica Inês Mata, coordenadora do departamento de Reservas, Conservação e Restauro, explicando por que escolheram 17 de abril para mostras troféus menos vistos e o trabalho de bastidores. O centro de documentação reúne documentação e jornais, alguns com mais de um século, tal como algumas das taças que o Benfica colecionou ao longo dos anos. Algumas também centenárias. “E com valor artístico”, defende Inês Mata.

“Digo isto à vontade, o nosso museu é um dos melhores do mundo, é cientificamente correto”, afirma a coordenadora da Reserva do Benfica, referindo os prémios Melhor Melhor Museu atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia em 2014 e outro para o departamento de Conservação e Restauro de 2011. “O projeto de conservação e restauro é único, não conhecemos mais nenhum museu desportivo”.

Comentários

Botão Voltar ao Topo
A semana dos recados