Advertisement

O caminho do Tetra faz-se caminhando

Advertisement

Começou oficialmente a temporada 2016/17 e o Sport Lisboa e Benfica cada vez mais se afasta das entradas com o pé esquerdo. Não é que seja um factor decisivo, mas era importante um clube como o Sport Lisboa e Benfica voltar a ser o que a sua história conta.

Começamos a luta pelo Tetracampeonato em Tondela, campo dificil mas que não nos impossibilitou de conseguir os primeiros 3 pontos da competição. Há quem diga que o clube da luz sofreu, tremeu e não jogou para merecer os 3 pontos. Há quem diga que a nova “pintura” do vermelhão é um mau presságio, falta de humildade e de uma arrogância tremenda só por dizer “Rumo Ao Tetra”. Há quem diga que os capitães envolvem-se em lutas com novos jogadores. Infelizmente para eles é a inveja de ser o Sport Lisboa e Benfica. Inveja de ter um objectivo diferente de todos os outros. Inveja de estar num patamar bastante superior aos outros. Inveja de ver que o clube da luz tem o seu caminho organizado e que enfrenta os seus problemas de forma humilde sem ligar ao que os invejosos possam dizer( mas com essa ideia não quer dizer que não possam defender-se).

Com a lesão de Jonas, Rui Vitória colocou no 11 titular Gonçalo Guedes atrás de Mitroglou, repetido os restantes 10 que jogaram na supertaça. Conforme tinha dito na conferência de imprensa, sai um, entra outro para dar o seu melhor. Nada melhor que um jovem que pode fazer 3 posições na parte mais avançada do terreno, o que baralha por completo o processo defensivo adversário. Ele fez o seu trabalho e muito bem. Aliás, a par de Guedes, Pizzi usa da sua versatilidade para aparecer em várias zonas do campo. Foi ele que fez a assistência (mais uma) para o golo de Lisandro Lopez, que entrou momentos antes devido à lesão de Luisão. De facto o capitão sentiu que não estaria bem para dar o seu contributo e prontamente pediu a Rui Vitória que o substituísse. Luisão não consegue para já, ter a rapidez de jogar numa defesa tão subida como é a do SL Benfica. Não está tão rápido para fazer as dobras de Nélson Semedo. Mas a rapidez não é tudo num central e Luisão já provou isso imensas vezes. Quanto a Nelson Semedo, está muito bem a atacar, mas a defender ainda tem algumas falhas, o normal. Com a saída de Luisão, Lisandro e Lindelof passaram a jogar com a defesa subida e estiveram bem nas decisões.
Fejsa a ser o jogador que nos habituou. Rigoroso, destrutivo e gigantesco no processo defensivo. Quem Beneficia bastante com Fejsa é André Horta. O menino que é adepto do clube quando não está a jogar, fez um brilhante golo ao passar por 3 defesas do Tondela. Inicialmente andou a fazer a posição que era de Renato Sanches, aparecendo nas alas, transportando o jogo ou até usando a sua qualidade de passe longo para o jogo mais directo. Mas era quando trocava de posição com Gonçalo Guedes ou com Pizzi que se notava mais. Um brilhante inicio de temporada para o nosso miúdo.
Cervi apesar de apanhar um terreno que não era propicio a muita técnica, fez o seu jogo dando tudo em campo, assim como Grimaldo. Bela dupla naquela ala.
Mitroglou está num processo de inicio de temporada e tem de jogar para ganhar ritmo. A sua presença em campo junto dos defesas permitiu melhor mobilidade para quem jogava nas suas costas. Quanto a Júlio César, Guarda-redes que não sofre golo é porque fez um bom trabalho. Nem sempre é assim, mas neste caso, fez um excelente trabalho.
Nas substituições Rui Vitória refrescou uma das alas com a entrada de Salvio e reforçou no meio campo colocando Samaris.

Do lado do Tondela, Petit desenhou bem o plano táctico. Jogou olhos nos olhos do adversário, criou perigo e fechou-se quando tinha de o fazer. Pelo segundo ando na Liga NOS, parece que não será fácil derrubar o Tondela em casa. Não por o Sport Lisboa e Benfica ter em momentos, sentido dificuldades em concretizar, mas por a equipa de Petit mostrar que esta temporada pode provocar estragos a equipas que lutam pelo título como fez na temporada passada.

Com humildade que sempre apresentamos, o caminho do Tetra faz-se caminhando.

Comentários

Botão Voltar ao Topo
A semana dos recados