O SL Benfica tem 35 campeonatos e vai lutar pelo 36

38393

27 titulo b

Esta tem sido a imagem mais utilizada cada vez que o Sport Lisboa e Benfica conquista o campeonato nacional por parte dos anti-Benfica. Dizem que o clube da luz deveria ter menos 3 títulos que os 35 e provam isso com capas de jornal.

A Federação esclareceu no seu relatório e contas de 1938/39, época em que o campeonato da I Liga passou a denominar-se I Divisão, a Federação Portuguesa de Futebol escreve, nas páginas 6 e 7: «Por virtude da reforma a que se procedeu no Estatuto e Regulamentos da Federação, os Campeonatos das Ligas e de Portugal passaram a designar-se, respectivamente, Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal. O campeonato da 1ª Liga passou a ser Campeonato Nacional da 1ª Divisão, e o Campeonato da 2ª Liga obteve a designação de Campeonato Nacional 2ª Divisão.»

RFPF

edbp

Ou seja, a Liga experimental, que teve 4 edições, passou a ser contada como titulo oficial de campeão nacional. Nessas 4 edições, o Sport Lisboa e Benfica conquistou 3 edições enquanto o FC Porto conquistou uma. Até aos anos 60, os jornais eram unânimes em considerarem os Campeonatos da Liga como Campeonatos Nacionais até que surgiu o jornal “Record” que decidiu retirar esses quatro títulos da contabilidade. Em 2004/05 apenas o jornal “A Bola” se mantinha fiel à tradição e noticiava o 31º titulo do clube da luz enquanto que os jornais do Grupo Cofina (Record e Correio da Manhã) e do Grupo Controlinveste (O Jogo, Jornal de Notícias e Diário de Notícias) noticiaram o 28.º! Ou seja, não contabilizavam as três edições conquistadas pelo “Glorioso” em 1935/36, 1936/37 e 1937/38.

1987
1987abola
1994
0910

Como é visível nas imagens, tanto o jornal “O Benfica” de 1987, como o “Gazeta dos desportos” ( criado em 12 de Fevereiro de 1981 para ombrear com o “Record”e “A Bola”. Foi o primeiro jornal com a capa cores e foi extinto a 30 de Novembro de 1995) e o Jornal A Bola, sempre colocaram o número correcto de títulos conquistados pelo clube da luz ao contrário dos outros jornais.

Só após a confirmação da UEFA e da muita pressão por parte de jornalistas e historiadores – porque a FPF nunca se manifestou sobre o assunto – os jornais da confina e da controlinveste passaram a contabilizar correctamente os títulos do SL Benfica e FC Porto.

Nas suas publicações oficiais, a UEFA (das quais depende a Federação Portuguesa de Futebol) são bem explícitas, referindo que o SL Benfica tem 35 títulos, o FC Porto 27 e o Sporting 18.

Retirar 3 títulos ao Benfica por uma capa de jornal com um erro, não só é apenas uma arma de arremesso fácil para aziados, como uma mentira que muitos tentam transformar em verdade e que não beneficia em nada FC Porto e Sporting.

O Sporting a falar neste assunto está a rebaixar Peyroteo, pois se tirar as 4 ligas experimentais o goleador do Sporting é o ultrapassado pelo Eusébio.

O FC Porto perde um título de campeão nacional.

COMPARTILHAR