Advertisement

Opinião do adepto: Porque desejo ver o Marco Silva no SL Benfica

MARCO SILVA

É impossível ficar indiferente ao que tem acontecido nos últimos dias. Ficamos sem treinador e muitos pensam que estou a escolher Marco Silva como se de uma vingança trata-se. No Sport Lisboa e Benfica não existe vinganças à frente da seriedade, trabalho, dedicação e dos objectivos que todos se propõem época após época.

Advertisement

Fui sempre defensor do antigo treinador do Benfica, mesmo que gostasse de ver outros nomes à frente das fabulosas equipas que tivemos nos últimos anos. Teve mérito, e muito, naquilo que fez à frente do nosso clube e isso não posso esconder. Era principalmente seu defensor, porque usava o nosso símbolo ao peito. Deixou de o usar só lhe tenho de desejar muita saúde e muitos insucessos a nível profissional, uma vez que será nosso adversário.

Marco Silva é um treinador que em 4 anos tem estado sempre a subir. Terminou cedo a sua carreira como jogador e embarcou como treinador no Estoril Praia.

No Estoril, Marco conseguiu vencer a segunda liga no 1º ano como treinador principal e fez o clube subir até à primeira liga. No segundo ano, época 2012/2013, o técnico português consegue o brilhante 5º lugar, ficando à frente do 7º classificado, sporting e apenas 9 pontos do 3º lugar, Paços de Ferreira. Para além desse brilhante percurso ainda conseguiu ir à 3ª pré eliminatória da Liga Europa.

Na sua estreia como técnico na 1ª liga, Marco consegue bons resultados frente aos clubes mais titulados de Portugal. Consegue o empate frente ao sporting em alvalade (2-2) e ganha em casa (3-1), perde em casa e fora frente ao fc porto (1-2 e 2-0), perde em casa frente ao Benfica (1-3) e vai afastar do titulo, a equipa de Jorge Jesus ao empatar na luz (1-1).

Advertisement

Na época seguinte, 2013/2014, Marco Silva começa a preparar a época pensando também na Europa, mas vê a sua equipa a ser desmantelada quase por completo. Derivado ao sucesso do 5º lugar, o Estoril perdeu 14 jogadores.

Renan Guarani (BRA)
Mário Matos U. Madeira
Jefferson sporting
Steven Vitória SL Benfica
Elizeu Esporte Clube Vitória (BRA)
Hugo Leal Terminou Carreira
Carlos Eduardo fc porto
João Paulo Desportivo Aves
Pedro Henrique ASC Poli Timisoara (ROM)
Frederic Mendes Moreirense
Diogo Tavares Ancona (ITA)
Dieguinho Beira-mar
Tony Taylor Omonia (CHIPRE)
Licá fc porto

Mesmo assim o Técnico não baixa os braços e refazendo um plantel quase por completo, consegue bater novos recordes.

1ª liga: Consegue superar o seu 5º lugar ficando em 4º a 7 pontos do 3º classificado fc porto;
Taça da liga: Consegue melhorar o desempenho ficando em segundo lugar do grupo;
Taça de Portugal: Cai nos quartos de final frente ao fc porto;
Liga Europa: Faz história ao colocar o Estoril na fase de grupos passando a 3ª pré eliminatória e o play-off de acesso à fase de grupos daquela competição europeia.

Quanto a resultados frente às equipas mais tituladas do Portugal, empatou em casa frente ao fc porto (2-2) e venceu no dragão (0-1), empatou em casa frente ao sporting (0-0) e ganhou em alvalade (0-1), perdeu ambos os jogos com o SL Benfica (1-2 e 2-0).

Todo este crescimento foi premiado com a ida para o 3º clube mais titulado em Portugal, o sporting. Num clube de maior dimensão em termos de massa associativa, mais titulada e com um poder financeiro maior que o Estoril, Marco Silva aceita um projecto que pensou ser de longo prazo. Foi impossibilitado de trabalhar à sua maneira, mas mesmo assim conseguiu bater os seus recordes pessoais bem como os do clube. Fez aquilo que outros treinadores não conseguiram fazer em 7 anos, dar um título ao sporting.

Contra os agora seus rivais diretos, empatou em casa e na Luz frente ao SL Benfica (1-1 em ambos), empatou em casa frente ao porto (1-1) e perdeu no dragão (3-0).

1ª liga: Consegue superar o seu 4º lugar no Estoril ficando em 3º a 6 pontos do 2º classificado fc porto;
Taça da liga: Consegue melhorar o desempenho ficando em segundo lugar do grupo mas a 1 ponto do 1º;
Taça de Portugal: Vence a taça depois de estar a perder por 2-0 e com menos 1 jogador (pelo caminho deixa o fc porto de fora ao vencer no dragão);
Liga dos Campeões: Foi relegado para a liga Europa caindo nos 16 avos, mas mostrou que se não fosse alguns erros de arbitragem conseguiria qualificar o sporting para os oitavos.

Foi demitido por não usar o fato oficial do clube.

Conclusão:

Este treinador em 4 anos já mostrou que é um treinador de futuro. Mostrou que sabe vencer no dragão e em alvalade até com equipas de tostões coisa que não consegue fazer no estádio da Luz. Já mostrou que consegue refazer equipas de um ano para o outro e que se o deixarem trabalhar consegue fazer maravilhas. É este os motivos pelo qual a minha escolha pessoal recai para o Marco Silva. Não se trata de vingança, mas sim de competência e o Marco já mostrou que pode ser mais daquilo que tem vindo a ser.

Mas atenção, se a escolha não for a de Marco Silva eu estarei aqui para apoiar outras escolhas. Para mim e para a ligeira maioria, Marco Silva era o ideal, mas o próximo que não ele, terá o meu apoio assim como outros tiveram.

Comentários

Botão Voltar ao Topo
A semana dos recados