Sporting tenta alterar a história dos campeonatos em Portugal por culpa do Benfica os dobrar

34838

Não quero acreditar na campanha que está em curso para fazer os adeptos do Sporting pensar que têm mais títulos de campeão nacional do que aqueles que a UEFA e a Federação Portuguesa de Futebol atribuem como oficiais. Na próxima época o Sport Lisboa e Benfica prepara-se para lutar por o tetracampeonato e em caso de conquista, dobrará o número de títulos oficiais do Sporting (77,78% foram ganhos durante a ditadura).

No mini documentário que o Sporting fez questão de elaborar, diz que o Sporting tem mais 4 campeonatos. Segundo o clube de Alvalade, existiu 17 campeonatos de portugal entre os anos 1921 e 1938 que foram esquecidos. Durante esses anos os campeonatos de portugal jogavam-se por eliminatórias. Durante esse período existiam os campeonatos regionais que, segundo o Sporting serviam de apuramento. Como diz no documentário numa primeira fase, o Sporting conquistou 4 troféus (1922/23; 1933/34; 1935/36 e 1937/38), FC Porto 4 , Belenenses por 3, Marítimo 1, Carcavelinhos 1 e Olhanense 1. O Sport Lisboa e Benfica conquistou também 3, mas esses não aparecem nas contas do quadro. Criticaram o facto de num passado recente, terem sido contabilizadas as ligas experimentais onde o SL Benfica conquistou 3 e o FC Porto 1. O Sporting conquistou 0 (bola!) e essa foi uma das razões da critica.
Depois dão exemplos de vários campeonatos da Europa que sofreram várias alterações e foram contabilizados todos os troféus de modo a que a história pegue.

Depois da lenga lenga que infelizmente tiveram de ver e ouvir, eis os factos como eles são. Está provado no quadro que são péssimos a fazer contas. 22-18= 4 e não a 3 como está no gráfico. Nesse mesmo quadro foram ocultados 3 troféus conquistados pelo Sport Lisboa e Benfica (1929/30; 1930/31; 1934/35). Numa primeira fase do mini documentário não contabilizaram os títulos do SL Benfica, mas depois acabaram por dizer que o clube da luz também tinha conquistado 3. No quadro final não colocaram qualquer troféu numa tentativa de esconder e passar a mensagem.

Quanto a estes 17 campeonatos, está na história que deram origem à taça de Portugal (daí ser jogado por eliminatórias). Os campeonatos regionais deram lugar ao chamado Campeonato de Portugal (não campeonato da liga como o documentário diz) numa fase experimental (teve 4 edições 3 conquistadas pelo SL Benfica e 1 conquistado pelo FC Porto) e por fim deram lugar ao actual campeonato. Quanto aos exemplos dados dos campeonatos de outros países, esqueceram-se de dizer que nenhum país contabilizou troféus de competições que deram lugar às taças de cada país como campeonatos.

Segundo o Documentário, como pode o Sporting dizer que os campeonatos regionais serviam para a qualificação do campeonato de Portugal, se jogavam as 2 competições ao mesmo tempo? Como podem dizer que aquela competição deu lugar à liga experimental e depois ao campeonato, se na federação essa competição está como a mãe da Taça de Portugal? Porque é que numa primeira fase não disseram que o SL Benfica também conquistou 3 desses troféus, não colocaram isso no quadro e no final lá disseram que o clube da luz era detentor de 3 troféus?

Tiveram um trabalho de horas para tentar enganar as pessoas, tudo porque o SL Benfica pode dobrar os campeonatos do Sporting.

cameponatos1

Sobre o quadro, se Sport Lisboa e Benfica fosse na lenga lenga do Sporting, o Benfica teria 38 títulos de campeão nacional. Mas felizmente o clube sabe a história, sabe matemática e não tem amadores num canal de televisão. O SL Benfica tem 35 títulos de campeão Nacional e o Sporting 18.

COMPARTILHAR