Não quero acreditar na campanha que está em curso para fazer os adeptos do Sporting pensar que têm mais títulos de campeão nacional do que aqueles que a UEFA e a Federação Portuguesa de Futebol atribuem como oficiais. Na próxima época o Sport Lisboa e Benfica prepara-se para lutar por o tetracampeonato e em caso de conquista, dobrará o número de títulos oficiais do Sporting (77,78% foram ganhos durante a ditadura).

No mini documentário que o Sporting fez questão de elaborar, diz que o Sporting tem mais 4 campeonatos. Segundo o clube de Alvalade, existiu 17 campeonatos de portugal entre os anos 1921 e 1938 que foram esquecidos. Durante esses anos os campeonatos de portugal jogavam-se por eliminatórias. Durante esse período existiam os campeonatos regionais que, segundo o Sporting serviam de apuramento. Como diz no documentário numa primeira fase, o Sporting conquistou 4 troféus (1922/23; 1933/34; 1935/36 e 1937/38), FC Porto 4 , Belenenses por 3, Marítimo 1, Carcavelinhos 1 e Olhanense 1. O Sport Lisboa e Benfica conquistou também 3, mas esses não aparecem nas contas do quadro. Criticaram o facto de num passado recente, terem sido contabilizadas as ligas experimentais onde o SL Benfica conquistou 3 e o FC Porto 1. O Sporting conquistou 0 (bola!) e essa foi uma das razões da critica.
Depois dão exemplos de vários campeonatos da Europa que sofreram várias alterações e foram contabilizados todos os troféus de modo a que a história pegue.

Depois da lenga lenga que infelizmente tiveram de ver e ouvir, eis os factos como eles são. Está provado no quadro que são péssimos a fazer contas. 22-18= 4 e não a 3 como está no gráfico. Nesse mesmo quadro foram ocultados 3 troféus conquistados pelo Sport Lisboa e Benfica (1929/30; 1930/31; 1934/35). Numa primeira fase do mini documentário não contabilizaram os títulos do SL Benfica, mas depois acabaram por dizer que o clube da luz também tinha conquistado 3. No quadro final não colocaram qualquer troféu numa tentativa de esconder e passar a mensagem.

Quanto a estes 17 campeonatos, está na história que deram origem à taça de Portugal (daí ser jogado por eliminatórias). Os campeonatos regionais deram lugar ao chamado Campeonato de Portugal (não campeonato da liga como o documentário diz) numa fase experimental (teve 4 edições 3 conquistadas pelo SL Benfica e 1 conquistado pelo FC Porto) e por fim deram lugar ao actual campeonato. Quanto aos exemplos dados dos campeonatos de outros países, esqueceram-se de dizer que nenhum país contabilizou troféus de competições que deram lugar às taças de cada país como campeonatos.

Segundo o Documentário, como pode o Sporting dizer que os campeonatos regionais serviam para a qualificação do campeonato de Portugal, se jogavam as 2 competições ao mesmo tempo? Como podem dizer que aquela competição deu lugar à liga experimental e depois ao campeonato, se na federação essa competição está como a mãe da Taça de Portugal? Porque é que numa primeira fase não disseram que o SL Benfica também conquistou 3 desses troféus, não colocaram isso no quadro e no final lá disseram que o clube da luz era detentor de 3 troféus?

Tiveram um trabalho de horas para tentar enganar as pessoas, tudo porque o SL Benfica pode dobrar os campeonatos do Sporting.

cameponatos1

Sobre o quadro, se Sport Lisboa e Benfica fosse na lenga lenga do Sporting, o Benfica teria 38 títulos de campeão nacional. Mas felizmente o clube sabe a história, sabe matemática e não tem amadores num canal de televisão. O SL Benfica tem 35 títulos de campeão Nacional e o Sporting 18.