No momento em que deixa o Clube, para ser treinador adjunto do Mónaco, o Sport Lisboa e Benfica agradece a João Tralhão toda a sua entrega, dedicação e trabalho realizado ao longo dos últimos 18 anos, desejando-lhe as maiores felicidades para este novo desafio profissional.

João Tralhão entrou no SL Benfica como estagiário nas escolas de animação em 2001, iniciando um percurso que, no ano seguinte, passou pela equipa técnica dos infantis de futebol de 7 e de 11. Nas épocas que se seguiram foi treinador adjunto de várias equipas, nomeadamente, os Sub-16 e Sub-17.

A sua experiência como treinador principal começou nos Sub-10 em 2005, onde permaneceu até ser adjunto da equipa de Sub-19. Em 2007/2008 foi treinador adjunto da equipa A do SL Benfica durante alguns meses, e de 2011 a 2018 foi o treinador principal da equipa de Sub-19 do Clube.

Durante estes últimos anos foi Campeão Nacional e finalista da UEFA YOUTH LEAGUE em duas épocas, feitos que o levaram a ser galardoado pela Federação Portuguesa de Futebol, em 2017/18, com o prémio de melhor Treinador da Formação do Ano.

Durante estas 18 temporadas ao serviço do SL Benfica, João Tralhão conquistou muitos outros títulos nacionais e internacionais, mas o seu maior troféu foi ter contribuído para a formação de jogadorescomo André Gomes, Hélder Costa, Gonçalo Guedes, Renato Sanches, João Cancelo, Bernardo Silva e… muitos outros que virão a afirmar-se no futuro próximo.