As contas ao valor da venda de Enzo Fernández que, no fim das contas, ficará nos cofres da Luz.
O negócio com o Chelsea ficou fechado por 121 milhões de euros.
O emblema inglês faz a retenção de 4.573.800 euros do valor acordado com o Benfica, para pagar a verba regularmente obrigatória aos clubes que Enzo representou na formação(mecanismo de solidariedade de 3,78% para posterior distribuição aos clubes que participaram na formação do jogador).
“Adicionalmente, a Benfica SAD terá encargos com serviços de intermediação de 6,56% do valor da venda deduzido do montante da solidariedade” A percentagem aplica-se então aos 116.426.200 euros, o que dá 7.637.559 euros. É esta a verba que a SAD encarnada paga pela intermediação do negócio.
O valor a receber pelo Benfica passa para 108.788.641 euros.
Depois a Benfica SAD terá “de entregar ao River Plate o montante correspondente a 25% do valor da transferência deduzido dos montantes da solidariedade e dos serviços de intermediação”. Nos cofres do River Plate entram 27.197.160 euros mais a verba referente ao mecanismo de solidariedade.
Feitas as restantes contas o Benfica recebe a pronto quase 82 milhões de euros 81.591.481 milhões de euros. Não é em formas parceladas como andam por aí a dizer. O Benfica recebe a sua parte a pronto.
O negócio até às 19 horas, mais coisa menos coisa, nunca iria ser feito. O presidente do Benfica mostrou-se intrasigente em deixar sair o jogador. Até que o nível comportamental do atleta subiu ao perceber que iria ficar mais 6 meses no Benfica.
Foi lhe proposto o mesmo salário que o Chelsea apresentou até ao fim da temporada. Recusou! Esteve em cima da mesa jogar emprestado pelo Chelsea até ao final da temporada. Recusou!
Perante um cenário em que a vontade de cada um de nós era mete-lo a treinar na B até ao fim do contrato, a realidade é que no final disto tudo era o Benfica que tinha mais a perder.
Se há jogador que não terei prazer de o ver jogar e dizer que passou por cá, este jogador é Enzo. Vai para o clube de plástico e vai bem.
Quanto ao resto, temos títulos para conquistar.
Leia também: “Precisamos apenas de jogadores que gostem de jogar pelo Benfica” – Roger Schmidt