Logo depois de o Sport Lisboa e Benfica se ter sagrado campeão nacional de Iniciados A, após vencer o Sporting por 1-0 (golo de Gonçalo Nunes), o treinador da equipa de Alvalade demonstrou que não gostou de perder o campeonato e insinuou que a equipa de iniciados do clube da luz tinha jogadores com idade suspeita.
Em entrevista ao jornal Record, treinador começou por dar os parabéns ao campeão nacional: “Parabéns ao Benfica, é o novo campeão. Sempre me guiei pela ética desportiva, por isso dou-lhes os parabéns pelo título”, mas de seguida lançou a farpa: “Ganharam, apesar de terem um infantil a jogar nos sub-15, mas mesmo assim têm uma equipa muito adulta…” quando o jornalista do record pergunta de forma mais aprofundada, o treinador do Sporting usou a táctica de Octávio Machado: “Investiguem, sei o que estou a dizer.”
Ao que tudo indica, Pedro Venâncio estaria a falar de Ronaldo Camará (13 anos) que já tinha sido jogador o Sporting. Tanto Ronaldo como Renato Sanches têm sido alvo de actos racistas por parte de elementos do Sporting. O Sport Lisboa e Benfica apresentou queixa sobre o sucedido e recebeu uma resposta semelhante à que foi dada aos jornalistas do Record : “Esse assunto nem sequer merece comentários”.
Como não existe nada no Regulamento Disciplinar da FPF, Venâncio não será castigado por lançar esta suspeição.