Está para sair alguma de importante para os lados do FC Porto. Nestes últimos dias, têm aparecido cartilheiros com “fait-divers” ridículos, presidentes de clubes que podem receber meio milhão, pela conquista do campeonato e temas como “os treinos do Darwin” na imprensa que tem um processo a decorrer, por vender uma alegada proteção nos seus jornais.
Comecemos pelo pelo cartilheiro Baldaia. No inicio da semana, o tipo que tinha viagens pagas pelo FC Porto, enquanto comentava desporto na SIC, lembrou-se de chorar por uma imagem da Eleven Sports, que não tinha o FC Porto na promo. A ideia era criticar o canal, por não ter ninguém do seu clube e ter o Ronaldo que não vai à Champions assim como o Benfica, que ainda luta pela fase de grupos. Só que a imagem é referente à promo dos oitavos de final da competição do ano passado, onde o seu clube não conseguiu chegar. Resultado, levou uma resposta da Eleven.
Oh @ElevenSports_PT digam lá ao @Paulo_baldaia que essa promo é referente aos oitavos de final da champions do ano passado. O FC Porto estava na liga europa. 😂 pic.twitter.com/bHO3C3hrW6
— Hugo Gil (@HugoGil07) July 11, 2022
Outro “fait-divers” interessante, foi o do Porto Canal, que recebe dinheiro dinheiro dos nossos impostos, para fazer um ataque ridículo ao Sporting. Tão ridículo que até os próprios adeptos criticaram nas redes sociais. Usam o Porto Canal para tudo, até atacar um produto de marketing que só diz respeito ao Sporting. Antigamente usavam blogs e outros bots nas redes sociais. Agora, com a promoção de arguidos a outros cargos no clube, usa-se o canal. A desculpa “de ter 27 anos e estar muito ocupado” será que serve para usar o canal?
Insólito. Sporting garante ter conquistado “o primeiro troféu da época”https://t.co/YNuIoRxuaE
— Porto Canal (@PortoCanalpt) July 10, 2022
Por falar em criticas dos adeptos, a imprensa desportiva portuguesa, está a passar ao lado das criticas dos adeptos do FC Porto. Se Pinto da Costa se queixa dos ataques ao FC Porto, em apenas 10 minutos dedicados ao clube, em programas de 2 ou mais horas, está com sorte porque se tivesse hora e meia, certamente que iria tomar calmantes.
Este é um pequeno texto que consta nas redes sociais.
“As pequenas mentiras fazem o grande mentiroso 🤥
Seria este o meu título para a entrevista que o nosso presidente concedeu ao Porto Canal e sobre a qual me irei debruçar em duas publicações.
A primeira delas é referente a Chancel Mbemba e é falsa a informação que o nosso presidente fez passar para opinião pública, com o intuito de denegrir a imagem do jogador e mais uma vez salvar a sua pele.
🎙 “O Mbemba enviou uma mensagem ao engenheiro Luís Gonçalves e queria um salário de 7 milhões limpos para renovar.”
Pois bem, esta suposta revelação (que ainda assim deveria ser privada) é falsa, e jamais o central congolês pediu valores que sequer se aproximem desta verba pornográfica.
A entrevista de ontem serviu para constatar que cada vez mais Pinto da Costa está fiel à frase de William Shakespeare que usei por título, e já começa a ser constrangedora, e repetitiva, a estratégia de culpar os jogadores pela sua inabilidade em renovar contratos.
Triste também é o facto de ir para cima de um jogador que foi um grande profissional, invés de outros que protegeu, e até os voltou a contratar.
✔ Marcano
Em 2018, o central espanhol saiu do Porto com destino à AS Roma, não tendo os italianos que pagar pela sua contratação.
Quis o destino que ambos os clubes se cruzassem nos oitavos de final UEFA Champions League e no jogo disputado no Estádio Do Dragão o central não só ignorou os aplausos dos Portistas nas bancadas (aquando da substituição) como no final da partida nem sequer nos parabenizou pela passagem na eliminatória.
Terminada a temporada, e depois de se ter tornado um flop por terras transalpinas, regressou à cidade invicta a troco de 4,45 milhões de euros (num dos negócios mais vergonhosos da nossa história).
✔ Marega
O maliano foi desde cedo uma fonte de problemas, uns mais públicos, outros mais privados.
Entre os que vieram a público conta-se o facto de se ter negado a jogar a Supertaça em Agosto de 2018, tendo inclusive faltado ao treino de preparação do jogo (“estratégia” com o intuito de forçar uma transferência).
Tudo lhe foi perdoado, mas até na despedida foi rasca, pois numa altura decisiva da época, foi apresentado no seu novo clube (a 9 de Maio), acabando por desrespeitar a sua entidade patronal, quando ainda faltavam 3 jornadas para terminar o campeonato (escusado será dizer que não mais voltou a vestir as nossas cores).
✔ Mbemba
Ao contrário dos dois casos acima, Chancel Mbemba sempre primou pelo respeito por todos os funcionários e adeptos do FC Porto e só oficializou a sua saída a 1 de Julho (no dia seguinte a ter terminado o vínculo contratual).
Um senhor jogador que deu tudo com a nossa camisola vestida, que foi o jogador mais utilizado na temporada passada e que tem um cadastro disciplinar impoluto (dentro do Olival e nos relvados).
Não sou viúva de ex jogadores mas tinha de fazer justiça a Mbemba e não deixar passar em claro mais este show de fazer arrepiar qualquer polígrafo, protagonizado por alguém que mais do que nunca está empenhado em manipular os sócios do Futebol Clube do Porto.
Perdoa-lhes, Mbemba!
Ele (e os cartilheiros) não sabem o que dizem.
Pensa que daqui a uns meses ele já pode estar a dizer maravilhas de ti, bastando recordar o que Pinto da Costa dizia de Fábio Cardoso, António Salvador e Jorge Mendes, e o que diz agora.
Reposta a realidade, amanhã nova abordagem da “entrevista” por encomenda, e sobre um tema bem mais grave do que o de hoje.” Partilhado na página – Porto on Tour
Alguma coisa se passa e é pena que só dê Benfica e as suas “irritações”.