Miguel Braga vai deixar de ser Diretor do Comunicação do Sporting. Na sua última declaração não perdeu tempo para atacar o Benfica, numa clara demonstração de falta de conhecimento sobre os casos que levaram à multa de Neto e a anulação da multa a Grimaldo por parte do TCAS
«Os argumentos do TCAS são uma delícia jurídica: apesar de admitir “alguma rudeza ou deselegância” nas expressões do jogador, diz o tribunal que a expressão é “em si mesmo, (é) vaga e descontextualizada”, rematando que ainda que se possa admitir que “a mesma se referirá a falhas da arbitragem, não é imputada a nenhum árbitro”. Este é o mesmo TCAS que no caso das declarações de Luís Neto em 2020 decidiu reverter uma decisão do TAD que ilibava o nosso jogador, castigando Neto por ter dito (…) “O Seba fez uma falta aos três minutos e já lhe estava a dizer ‘para a próxima vais para a rua!’. Incrível, ele é o capitão! Uma vergonha», escreveu o agora ex-diretor de comunicação do Sporting.
Muito fácil de desmontar a palha que o Miguel Braga deu aos sócios e adeptos do seu clube. No site do Tribunal Arbitral do Desporto, está a decisão que pode ser consultada por qualquer um. Na página 10, artigo V, ponto 4:
«Tendo como referência o referido desafio, aquando da flash interview da Sport TV, no final do mesmo, o Demandante Luís Neto proferiu, no essencial, as seguintes declarações: «Condicionadíssimos na primeira parte, saímos para intervalo com seis amarelos, uma coisa incrível. Um árbitro internacional, que diz nas reuniões de jogo que não vai apitar contactos, que vai ter paciência… seis amarelos, seis! Já não se pode falar com ninguém agora, a partir do momento em que temos o símbolo do Sporting ao peito não se pode falar com ninguém, é uma falta de respeito da equipa de arbitragem, todo o jogo! O Seba [Sebastián Coates] fez uma falta aos três minutos e já lhe estava a dizer “para a próxima vais para a rua!”. Incrível, ele é o capitão! Uma vergonha!» […] «Não pudemos fazer mais faltas na segunda parte, se nos dá amarelo à primeira, dá vermelho à segunda. Incrível, não pode ser! Num jogo assim desta importância não pode vir arbitrar com esta leviandade, impossível! Agora, as culpas também temos nós, assumimos. Todos sabemos o que podemos e não podemos fazer mais. Agora, está muito fácil bater no Sporting, uma falta de respeito!»
O que o Miguel Braga se esquece, ou tenta iludir os mais desatentos, é que o Neto, não disse só o que está escrito na sua nota de despedida. O Neto disse muito mais.
Já Grimaldo recorreu às redes sociais com um conteúdo bastante distinto de Neto.
Leia também: Vitor Catão divulga o árbitro do jogo do Benfica dias antes da nomeação – vídeo