O sucessor de Domingos Soares de Oliveira
Luís Paulo da Silva Mendes, 55 anos, pode ser o sucessor de Domingos Soares de Oliveira na coliderança do Conselho de Administração da SAD encarnada. Entrou, pela mão de Rui Costa, de quem é amigo de longa data, na Direção do Benfica nas eleições de 2021, que elegeram também Rui Costa como sucessor de Luís Filipe Vieira.
No ano passado, entrou para a administração da SAD, e igualmente para o Conselho Executivo da mesma, medida que desde logo foi entendida, a nível interno, como o primeiro passo para a sucessão a Domingos Soares de Oliveira, inteirando-se com este dos dossiers e matérias que a SAD abraça.
É visto como alguém que defende que a Direção do clube, e não apenas a SAD, deve assumir maior protagonismo no controlo do futebol, ao contrário do que sempre entendeu Soares de Oliveira. Licenciado em Direito e em Gestão de Empresas e ainda pós-graduado em fiscalidade, Luís Mendes, se assumir o cargo, terá pela frente a responsabilidade de defender as águias no processo da centralização dos direitos televisivos da Liga.
«O Benfica tem de ter presente uma ideia-chave: não pode, nunca, sair prejudicado da negociação centralizada. Na essência estou de acordo com ela, o futuro será esse, mas existem duas variáveis que ainda não consegui entender: o estudo da Liga não consegue demonstrar como, com um passo de magia, temos 300 milhões para dividir. E por outro lado a matriz de distribuição, que ainda não está aprovada, e se vai ser representativa da dimensão social do Benfica» disse numa conferência recente. Mas o grande desafio será outro, conseguir fazer esquecer quase duas décadas de Domingos Soares de Oliveira.
Leia também: As primeiras palavras de Di Maria sobre a ida para o Benfica – Vídeo