Benfica e HP anunciaram, nesta segunda-feira, 18 de setembro, que serão parceiros durante os próximos dois anos. Acordo vai além do nome da marca norte-americana surgir nas camisolas das equipas de futebol de formação do Clube masculino e feminino (até aos Sub-19).
Foi no Benfica Campus, no Seixal, com a presença do vice-presidente Rui Passo, e pelas mãos de Pedro Mil-Homens, diretor-geral da Formação do Sport Lisboa e Benfica, e de José Correia, diretor Geral da nova HP Portugal, que Benfica e HP selaram, simbolicamente, a parceria entre as duas grandes marcas internacionais.
O mote para o nascimento desta relação não poderia ser mais nobre. “Inspirar a inovação e o progresso das pessoas e das instituições”, afirmou José Correia, que, de seguida, explicou…
“Temos tecnologia que, acreditamos, pode fazer a diferença neste Campus, pode fazer diferença e ajudar a potenciar aquilo que é o programa de formação do Benfica. Acreditamos que podemos ajudar os atletas, estes jovens, a irem mais além, não só naquilo que é o progresso do ponto de vista desportivo, mas também naquilo que é a progressão enquanto pessoas e no seu meio escolar”, disse.
O diretor Geral da nova HP Portugal falou ainda das ambições da sua empresa para com a relação que vigorará nos próximos dois anos. “Queremos, de alguma maneira, ter aqui uma parceria, onde, com aquilo que são as nossas valências, e aquilo que são as oportunidades existentes aqui no Campus, possamos trabalhar com o Benfica para procurarmos formas de trazer valor e de fazer mais. Estamos muito confiantes e muito comprometidos com aquilo que possamos fazer”, detalhou.
Por seu lado, Pedro Mil-Homens, pegando no facto de a missão da HP ser “criar tecnologias para ajudar a inspirar também pessoas” e de o Benfica na formação trabalhar “com jovens em idades onde hoje a tecnologia faz parte“, sendo “quase um prolongamento da mão”, destacou que o Clube tenha conseguido este acordo.
“Encontrar um parceiro que esteja disponível para trabalhar connosco e também ajudar a criar inspiração para além da componente tecnológica, é, certamente, para nós um desafio que vejo com grande satisfação. É uma marca internacional de referência, de confiança, pois é uma marca que nos habituámos a ver ao longo dos anos. Assim como o futebol de formação do Benfica, é também uma marca de referência internacional, completamente assumida. Temos aqui os ingredientes para uma boa parceira nos próximos dois anos”, perspetivou.
Além de ser um dos patrocinadores das camisolas das equipas de formação masculino e feminino – que vai até aos Sub-19 –, a HP não vai ver o seu papel reduzido a isso, como explicou José Correia. “O Benfica através do seu programa de formação acaba por dar a abrangência que nós procurávamos para este tipo de projetos. A HP tenta, de uma forma geral, sempre fazer ligação às comunidades locais em que está presente. O Benfica permite isso. Pelo projeto, pelo escalão etário, pela cobertura geográfica, que abarca no programa de formação. Por isso, para nós, vemos com muito interesse trabalhar aqui em várias vertentes”, afirmou.
Sobre essas mesmas “vertentes”, o diretor Geral da nova HP Portugal falou em “política global da sustentabilidade”, um dos “pilares” da marca, assim como “a equidade digital”, que vai de encontro à visão do clube na área.
“Acreditamos que com o Benfica temos espaço para trabalhar. São vários milhares de atletas, nem todos terão a facilidade de ter acesso às mesmas ferramentas. Temos aqui a oportunidade de identificar esses casos, pois o princípio da equidade digital é que nas novas tecnologias ninguém pode ficar para trás. Por outro lado, para nós, é muito importante a promoção do mérito escolar, e essa é uma área com grande foco aqui no Campus. Vamos encontrar áreas de desenvolvimento de ideias em que possamos trabalhar em conjunto, para além daquilo que é a nossa marca nas camisolas”, detalhou.
Sendo a questão do mérito escolar de importância primordial para o Clube e aos seus jovens, até porque ser futebolista é algo que “não acontece com todos”, Pedro Mil-Homens recordou umas das frases presentes numa das salas do Benfica Campus: “Aqui formamos Homens e alguns jogadores.”
Aproveitado a boleia desta frase, o diretor-geral da Formação do Sport Lisboa e Benfica vincou que a educação e preparação de todos os jovens jogadores é uma das grandes missões do Clube. “Nessa formação de Homens, toda a componente da equidade digital é algo importante para que possamos, amanhã, encontrar em todos, mas também naqueles que não atingiram patamares desportivos que o seu sonho de criança permitia ter, o sentimento de que a sua passagem pelo Benfica, para além da componente desportiva, ofereceu as ferramentas para a vida“, disse.
No fim da conferência de imprensa, em declarações à BTV, José Correia falou sobre o acrescento que esta parceria irá ter para as duas marcas. “A HP é líder mundial de tecnologias, tem computardes e impressoras. Acreditamos que estando nós a falar do Benfica, de uma camada jovem, que cada vez mais interage com a tecnologia de uma forma tão constante, achamos que conseguimos, de alguma maneira, fazer a ligação e podermos aqui acrescentar algum valor e tudo isto. Os jovens passam muito tempo com a tecnologia, mas nem sempre passam com aquela que lhes pode criar valências digitais. Por aquilo que representamos, pelo que são os nossos valores, sendo a equidade digital uma parte muito importante para nós, ou seja, que todos tenham acesso à tecnologia, queremos também levar todo este conceito àquilo que são os milhares de atletas que as camadas jovens do Benfica endereçam. Por aqui, eles têm acesso à tecnologia, mas nem sempre a forma como eles a utilizam é aquela que lhes vai dar mais valências no futuro. Podem vir a ser grandes jogadores de futebol, mas também convém que tenham valências digitais e tecnologias que lhes permitam crescer, não só do ponto de vista desportivo, mas, acima de tudo, do ponto de vista pessoal e escolar“, relatou.