O futebol, muitas vezes chamado desporto rei, é a modalidade mais popular em todo o mundo, com aproximadamente 270 milhões de praticantes. Portugal não é exceção e o futebol ocupa, igualmente, o primeiro lugar nos desportos praticados e apreciados.
Tamanha popularidade levanta uma questão – será que o futebol pode ser digitalizado? Na era da tecnologia, onde se verifica uma transformação de comportamentos transversal em todas as áreas, incluindo as atividades desportivas que passaram a estar presentes em formatos digitais, será que vamos assistir a uma total digitalização do desporto rei?
A tecnologia já faz parte do futebol
Na verdade, há muito que a aplicação da tecnologia é visível no futebol. Seja através da implementação do vídeo árbitro, um auxiliar para minimizar o erro humano e permitir reverter decisões mal tomadas por parte da equipa da arbitragem, mas também pelo desenvolvimento da modalidade em formato digital.
Nas últimas duas décadas o mundo do futebol foi transportado para a casa de todos os que gostavam de se sentir na pele de um verdadeiro profissional. O jogo FIFA, é uma referência mundial e mostra como o futebol pode ser digitalizado. Quando surgiu, em 1993, os gráficos nada tinham a ver com aquilo a que estamos habituados atualmente, ainda assim, este foi um jogo revolucionário.
A evolução de um jogo icónico
O FIFA quando surgiu não possuía equipas reais de futebol. Foi apenas em 1995, que o jogo passou a oferecer as primeiras equipas e ligas reais, trazendo uma experiência mais próxima da realidade aos seus jogadores.
O jogo atualmente impressiona pela qualidade gráfica e recursos oferecidos, provando que o desporto rei pode ser totalmente digitalizado.
O avanço tecnológico não passa apenas pelas consolas
Sabemos que o FIFA, disponível para as consolas Playstation 5, é um dos jogos mais populares mundialmente, mas é importante lembrar que o avanço tecnológico relacionado ao futebol não passa apenas pelas consolas.
A internacionalização das marcas de cada clube, por exemplo, são também um exemplo do avanço tecnológico, onde graças à internet e à globalização é possível levar um clube a ser conhecido mundialmente, através, de algo que nos parece tão simples, mas que apenas é possível graças à tecnologia- o site oficial de um clube.
Mas, os exemplos não se ficam por aí. Também o desenvolvimento dos smartphones e a melhoria das suas funcionalidades mostra como o futebol se modernizou e expandiu-se para outras áreas. Atualmente, é possível assistir ao seu clube em direto, ou descarregar aplicações com as principais estatísticas e notícias relacionadas a este desporto. É igualmente possível, ter acesso a entretenimento, com jogos como o FIFA – mencionado anteriormente, com jogos menos óbvios, mas com a temática futebol, como algumas máquinas de slot disponíveis num site de casino online, em aplicações como Mini Football – Mobile Soccer, disponível para Android e iOS, um jogo simples e divertido, ou até aplicações onde pode montar a sua própria tática de futebol, ideal para os fãs da modalidade com uma veia de treinadores.
Claro que estes recursos e jogos digitais não substituem a emoção de assistir a um jogo de futebol ao vivo, mas quanto à questão se o desporto rei pode ser digitalizado? Parece óbvio que sim.