Logo a seguir ao desafio, alguns elementos da Seleção assumiram publicamente a defesa de António Silva, como por exemplo Roberto Martínez. «Aqui não há culpados. Perdemos todos, ganhamos todos. O António é muito jovem e esta é uma experiência que lhe vai dar maturidade, faz parte do jogo. […] Estamos todos juntos e o António vai crescer com esta experiência», disse o selecionador de Portugal.
Também o médio João Palhinha deixou uma mensagem de confiança para o jovem do Benfica. «O miúdo só tem de estar de cabeça erguida. Todos nós passamos por estes momentos, eu passei, tal como toda a gente no balneário. O António está a 100 por cento para dar o máximo no próximo jogo, é um profissional exemplar, um miúdo com muito talento e não tenho dúvidas de que nos vai dar muitas alegrias neste Europeu», apontou o médio internacional português do Fulham.
A RTP explicava que o António não era o único culpa dos golos que a seleção sofreu.
Análise perfeita! Não é à toa que gosto muito do Carlos.
(🎥: @GoncaloMCMIV)pic.twitter.com/sAa9eUipPp
Pub— Jorginho (@Jorginho_SLB) June 27, 2024
O Benfica fala regularmente com todos os seus jogadores que estão ou estiveram na Alemanha a disputar o Europeu e destacou no site oficial as estreias a titulares de António Silva e também de João Neves em fases finais de Campeonatos da Europa, no jogo com a Geórgia. Não de forma formal, enquanto posição do clube, mas várias pessoas do Benfica fizeram chegar ao defesa-central mensagens de apoio neste momento de menor fulgor.
Agora podes seguir-nos no WhasApp e no Google Notícias
Também colegas da formação dos encarnados e do plantel principal se colocaram ao lado de António Silva, como foi o caso de Samuel Soares, número dois da baliza do Benfica, que também fez a formação no Seixal e é próximo de António, como provam as fotos e vídeos publicados em que os dois — juntamente com João Neves e outros jovens do Benfica — aparecem em gozo de férias.
Samuel Soares publicou no seu Instagram uma mensagem para o amigo. «Sempre contigo nha puto. A equipa vai continuar a precisar de ti, foco já no próximo», escreveu o guarda-redes, acompanhando com uma foto de António Silva equipado em representação da Seleção Nacional.
O Record e o seu diretor que podiam muito bem pedir desculpa por isolarem um jogador de 20 anos na sua capa, fizeram-se de mortos e ignoraram todas as criticas que lhes foram feitas.
Outro dos que permanece em silêncio é Fernando Gomes. Perante tanta critica ao Otávio… perdão, António Silva, não houve nenhum comunicado.