Sven-Göran Eriksson faleceu esta segunda-feira, aos 76 anos, depois de uma luta contra um cancro.
Depois de uma reação no site oficial, o Benfica fez questão de partilhar um vídeo com várias imagens do técnico que passou pela Luz entre 1982-1984 e 1989-1992. No vídeo é possível ver imagens do sueco nos primeiros tempos no clube até à última visita ao estádio, a 11 de abril deste ano, onde esteve reunido com antigos futebolistas.
Até sempre, Sven-Göran Eriksson 🤍#EPluribusUnum pic.twitter.com/qHiEFLhU8y
— SL Benfica (@SLBenfica) August 26, 2024
«Até sempre, Sven-Göran Eriksson», escreveu o Benfica.
O presidente Rui Costa também falou sobre o desaparecimento do mister.
“É um dia muito triste para todos os Benfiquistas. Desde já, daqui, mandar um forte abraço a toda a família do míster Eriksson e dizer-lhes que, para nós, foi um orgulho enorme, e será sempre um orgulho enorme termos tido na nossa casa um homem tão importante e tão bom como Sven-Göran Eriksson. Em boa hora, conseguimos ainda fazer uma homenagem sentida a uma pessoa que nós sabíamos que também tinha o Benfica no coração e que levou o Benfica no coração, também”, afirmou o Presidente do Benfica na Alfândega do Porto, onde decorre o evento organizado pela Liga Portugal.
Exaltando o impacto de Sven-Göran Eriksson no Benfica, mas, também, no futebol português e mundial, Rui Costa também recordou o carinho especial que tinha pelo treinador sueco, responsável pela sua estreia na equipa principal do Glorioso, enquanto jogador.
“Direi que ele não marcou só a história do Benfica – uma parte da história do Benfica –, acho que marcou, também, uma parte da história do futebol português e do futebol internacional. É um homem querido em todos os sítios onde passou. Não só pelos clubes que representou, mas pelos países onde trabalhou. Isso mostra a qualidade humana que este senhor tinha. Eu, particularmente, tenho um carinho ainda mais especial, porque foi ele que me meteu a primeira vez a titular no Benfica. Guardei para toda a minha carreira todos os ensinamentos que ele me deu e tenho uma ligação muito forte a ele, pessoalmente, por isso mesmo. Enquanto Benfiquista, estou no mesmo patamar de todos os Benfiquistas, no sentido de que para nós era uma pessoa que marcou muito e que era uma pessoa extremamente querida para todos nós”, salientou.