Futeboltop

Todos os discursos sobre a aprovação dos novos estatutos do Benfica

PUB

Os discursos de alguns intervenientes na AG de aprovação dos estatutos.

 

Advertisement

Discurso na íntegra de Francisco Benitez, do ‘Movimento Servir o Benfica’:

Exmo. Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral,

Exmo. Sr. Presidente do Conselho Fiscal,

Exmo. Sr. Presidente da Direção,

Pub

Exmos. Membros dos Órgãos Sociais,
“Hoje os Benfiquistas têm a oportunidade de aprovar uma proposta de estatutos que dignifica a tradição democrática do nosso Clube, em parte deve-se ao contributo de V. Exa.

Foi a sua vontade que garantiu que este processo culminasse numa proposta global conjunta e isso tem que ser reconhecido.

Seria seguramente mais fácil para o Senhor Presidente chegar aqui e colocar as várias propostas globais para aprovação, sabendo que dificilmente alguma reuniria a aprovação de 3/4 dos votos. Gorada a oportunidade histórica de revisão estatutária, seria mais simples para V. Exa. lavar daí as suas mãos como Pilatos, dizendo que fez o que lhe competia, mas que foram os sócios que não quiseram a mudança.

Optou pelo caminho mais difícil, quiça até mais criticável por algumas pessoas, mas na minha opinião aquele que melhor serve o Benfica. E por isso quero deixar lhe aqui publicamente o meu muito obrigado.

Quero agradecer igualmente à Direção do Sport Lisboa e Benfica e à Comissão de Revisão Estatutária por toda a disponibilidade, resiliência e sentido de missão que colocaram neste processo.

São conhecidas as posições divergentes da Direção e do Movimento Servir o Benfica, nomeadamente na abolição do voto eletrónico, na existência de uma segunda volta ou a eleição em listas separadas. Mas felizmente conseguimos deixar de lado aquilo que nos separava a agarramo-nos aquilo que nos podia unir e foi assim que chegamos a esta proposta comum.

Da referida proposta conjunta sobre a qual o Guilherme Fontes já deixou bem clara a visão do Movimento Servir o Benfica gostaria apenas de deixar algumas notas:

Desde logo se me perguntarem se é a proposta de estatutos que eu ambicionava, não, não é. Mas as grandes caminhadas começam com a decisão do primeiro passo e o que estamos a decidir aqui hoje é dar o primeiro passo rumo a uns estatutos que devolvam ao nosso clube mais transparência, mais democracia e mais ambição.

Esta é a proposta possível e sem qualquer margem de dúvida é muitíssimo melhor que os estatutos que hoje temos em vigor no nosso clube e que em nada nos dignificam.

Mas como proposta negociada que foi, naturalmente teve que haver cedências e conquistas de todas as partes para se chegar a um documento único, mas houve sempre uma preocupação comum que era a de restituir aos sócios do Benfica o poder das grandes decisões no nosso clube que sempre tivemos ao longo da sua história, mas que nos foi amplamente retirada na última revisão estatutária de 2010.

Mas outra das grandes virtudes que esta proposta encerra é que depois de aprovada permitirá, na especialidade, melhorar alguns pontos que a maioria dos socio considere que ainda podem sofrem alterações.

Termino com uma última palavra para nós os Sócios, humildes Benfiquistas a quem resta servir o Benfica sempre que somos chamados e da melhor forma que pudermos e soubermos para continuar a perpetuar e a elevar a Gloria Benfiquista que os nossos antepassados nos delegaram e foi isso que este grupo de trabalho fez e é também isso que vos peço hoje.

Saibamos também nós hoje e aqui honrar os ases que nos honraram no passado e saibamos restituir ao nosso clube uns estatutos com a dignidade que ele merece votando favoravelmente esta proposta global.

 

João Noronha Lopes, candidato às eleições de 2020, toma a palavra: “O nosso clube mostra a sua grandeza de cada vez que nos reunimos. Há quem prefira mandar recados pelos jornais e tv e depois há outros fiéis aos valores dos nossos fundadores que vêm aqui a uma assembleia livre. Diria que estão aqui 2000 sócios. Hoje estamos aqui para aprovar a nossa constituição, só sobre isso que devemos debater e votar. Quero agradecer a todos os que participaram neste processo, ao presidente e à comissão de revisão e ao presidente da assembleia para chegarmos a uma proposta de consenso. Nenhum processo é perfeito, poderia ter sido mais rápido e claro. Há que procurar o consenso. O que apresentamos são mais atuais e próximos da massa associativa. Apelo ao voto favorável do ponto 1”, disse, cumprimentando Rui Costa antes de se sentar

João Malheiro: “Hoje, e com o devido respeito por outras modalidades, podemos averbar no espaço de uma semana a 3.ª vitória do Benfica. A de hoje vale mais do que 3 pontos. O Benfica é exemplo de cultura e vivência democrática. Quero aqui recordar que os estatutos que estão em vigor, que constituíram um golpe aos nossos princípios e à nossa cultura democrática, foram aprovados em 2010 numa suposta reunião magna que foi manipulada onde estiveram 100 sócios apenas. Houve objetivos perversos. Não foi para defender o Benfica que esses estatutos foram criados [aplausos]. Estou a dizer já o meu voto: vou votar favoravelmente esta proposta como espero que pelo menos 3/4 dos que aqui estão votem favoravelmente à revisão dos estatutos. É a maior bofetada a rivais, a quem nos difama no dia a dia”, disse

João Pinheiro, membro da Comissão de Revisão dos Estatutos, destaca o papel dos sócios aprovarem a proposta para fazer o Benfica evoluir, abordando o emblema que “passa a estar no equipamento principal e alternativo com as suas cores genuínas”, frase que recebe muitos aplausos

João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, congratula a forte participação na AG. “Naquele que considero um dos dias mais importantes da história recente do clube, é com enorme satisfação que assisto à adesão massiva dos sócios. Um Benfica mais participativo, próximo dos sócios, transparente e democrático estará sempre perto de vencer. Com esta participação, estou seguro que, no final do dia, o Benfica vencerá”, pode ler-se num comunicado enviado à imprensa

Raquel Vaz Pinto, membro da Comissão de Revisão dos Estatutos criada pelo Benfica, toma a palavra e destaca 3 pontos: a “identidade do clube”, “transparência e profissionalização” e o “código de ética e representatividade”.

“Tenho visto neste clube uma nova geração”, sublinha igualmente. “Gostava muito que tivéssemos mais mulheres nos órgaos sociais”, diz ouvindo-se um forte aplauso no pavilhão.

“Os estatutos que estão a ser propostos defendem a instituição, defendem o Benfica. Ao aprovar esta proposta de estatutos estamos a defender o Benfica. Todos nós sentimos o clube de forma especial”, e concluiu com um “é o amor das nossas vidas”, sob forte aplauso.

Jaime Antunes, vice-presidente do Benfica, toma a palavra e vai explicando o que está em votação no que à mudança de estatutos diz respeito. Rui Costa está igualmente na mesa.

“O Benfica vai continuar a ser dos sócios é a garantia que damos”, afirma, sublinhando que “o Benfica de hoje não é o de há 50 anos”: “O Benfica tem de ser gerido de forma profissional por pessoas qualificadas e obviamente com remuneracão para poderem exercer a sua atividade com dedicação. (…) As pessoas não são eternas nos lugares e o Benfica tem de encontrar soluções”.

Comentários

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement
Botão Voltar ao Topo
Virou moda no Benfica