Mário Figueiredo: "Os clubes estão a vender os seus direitos de forma ilegal"
O ex-presidente da liga de clubes, ário Figueiredo, em declarações à Antena 1, diz que os acordos anunciados são «ilegais».
«Acho e penso que é uma bomba o que vou dizer. Os clubes estão a vender os seus direitos de forma ilegal. Já disse e reitero que não é permitido por lei, quer as leis da concorrência europeia quer de Portugal, não é possível fazer contratos com duração superior a três anos», disse o antigo dirigente da Liga de clubes, à Antena 1.
Ora o único negócio esclarecido até ao momento foi o do Sport Lisboa e Benfica com a NOS, tendo uma duração inicial de 3 anos renovável por uma das partes em períodos de um ano até fazer um máximo de 7, porto e sporting podem ter de facto assinado contratos ilegais.
Mas o antigo Dirigente da liga vai mais longe e critica a actuação do atual presidente da liga. Pedro Proença, que recentemente conseguiu um patrocínio de fatos da Under Blue que garantem fatos para os delegados, árbitros e funcionários, não tomou qualquer posição em relação ao assuntos dos direitos televisivos. A sua bandeira de campanha caiu quando o Sport Lisboa e Benfica fechou o negócio com a NOS e com isso isso já deveria ter pedido a demissão.
«A Liga e o Sr. Dr.º Pedro Proença está completamente perdido, não se vê uma tomada de posição. Ele nem sabe o que se está a passar. Penso que nem tem competências para compreender o fenómeno que se está a passar», acrescentou.
«Não são valores extraordinários. Se fossem vendidos de outra forma os clubes podiam ganhar mais.»
Quanto aos fatos da Under Blue, ao que parece a vestimenta para a liga vai ser da pior qualidade.