Até ao dia 7 de abril os jogadores estrangeiros, que jogavam na liga ucraniana e russa, podem procurar clube fruto da invasão Rússia à Ucrânia.
«De forma a facilitar a partida de jogadores e treinadores estrangeiros da Rússia, caso não haja um acordo mútuo com os clubes inscritos na Federação Russa de Futebol (FUR) até ao dia 10 de março, os jogadores e treinadores estrangeiros vão ter o direito de suspender unilateralmente os seus contratos com os clubes em questão, até ao fim da temporada na Rússia (30 de junho)», lê-se no site da FIFA.
Na mesma nota, a entidade que gere o futebol mundial informa que os jogadores e treinadores de clubes ucranianos vão ter os respetivos contratos suspensos até ao final da época, sem que seja necessária qualquer ação das partes.
As medidas agora anunciadas significam que todos os jogadores e treinadores estrangeiros abrangidos por estas regras excecionais terão liberdade para assinar por outros clubes, mesmo nos mercados que já estão fechados. Um clube só pode inscrever 2 jogadores nesta situação.
Os jovens menos de 18 também estão abrangidos da mesma medida. Mas são inscritos com o estatuto de refugiado.