Portugal qualificou-se para o Europeu de sub-21 (após triunfo nas Ilhas Faroé, por 3-1), que terá lugar na Eslováquia, entre 11 e 28 de junho.
Na última convocatória de Rui Jorge relativa à fase de qualificação (que termina em Andorra, terça-feira) entraram sete nomes com ligação ao Benfica, mas as escolhas finais do selecionador poderão condicionar, ou ser condicionadas, pelo Mundial de Clubes (onde também estará o FC Porto), que decorrerá entre 15 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos da América.
Tomás Araújo, central titular do Benfica, esteve nas contas de Rui Jorge até ser chamado de urgência por Roberto Martínez para a Seleção Nacional. Mas também os guarda-redes Samuel Soares e André Gomes e os emprestados Rafael Rodrigues (lateral-esquerdo, Aves SAD), Pedro Santos (atacante, Moreirense), Martim Neto (médio, Rio Ave) e Henrique Araújo (avançado, Arouca) figuraram.
A FIFA dá prioridade aos clubes que vão estar no Mundial, pelo que a última decisão pertencerá ao Benfica, mas a vontade dos jogadores também será levada em linha de conta, pois ir à Eslováquia poderá ter significado grande para a maior parte dos selecionáveis.
Os encarnados terão ainda de contar com os casos do lateral-esquerdo Álvaro Carreras (ver caixa), habitual convocado de Espanha, que vai ao Euro, e Schjelderup. O extremo norueguês está nos sub-21 e a hipótese de ir ao play-off está em aberto (terça-feira haverá garantias): Noruega-Turquia e Itália-Rep. Irlanda, precisando os nórdicos do triunfo e que os italianos não percam.
Jogador do Benfica fez o golo do empate na Irlanda, já no tempo de compensação, alimentando a possibilidade de chegar à fase final do Euro de sub-21
A FIFA, refira-se, abriu uma janela de mercado entre 1 e 10 de junho para que os clubes possam fazer ajustes e também permitirá que os participantes substituam jogadores entre 27 de junho e 3 de julho, a meio do Mundial.
Carreras ficou por causa do Mundial
Álvaro Carreras, lateral-esquerdo espanhol do Benfica, não foi convocado para os encontros finais da fase de qualificação, apesar de ser presença habitual na equipa que conduziu os sub-21 de Espanha ao Campeonato da Europa da categoria, que vai realizar-se na Eslováquia entre 11 e 28 de junho.
O jogador ficou no centro de estágio do Seixal e em Espanha justificam a situação pelo facto de o selecionador Santi Denia estar já a preparar a seleção possível.
O benfiquista é visto, pois, como alguém que vai entra nas contas dos encarnados para o Mundial de Clubes e que não poderá estar na competição de seleções, questão que terá sido bem aceite pelo canhoto, em clara fase de afirmação na Luz.Bajrami não será problema, pois a Albânia está fora do Euro de sub-21.