Pub

Alargamentos para incluir o FC Porto no campeonato NUNCA MAIS!

Advertisement

Festejar o 25 de abril é também festejar o fim de algumas maroscas permitidas pelo regime. Como o caso dos dois alargamentos da fase final do campeonato porque o FC Porto tinha ficado em terceiro e só passavam 2 equipas à fase final.

 

O segundo Campeonato Nacional de Futebol, o de 1939/40, começara de forma agitada: o campeão em título FC Porto fora relegado – administrativamente – para o terceiro lugar do Campeonato Regional do Porto, o que acarretaria a sua exclusão do Campeonato Nacional (que só tinha dois representantes da Associação de Futebol do Porto).

Advertisement

Perante o escândalo que o caso provocou, a Federação Portuguesa de Futebol usou um recurso que mais tarde utilizaria novamente: promoveu o alargamento do campeonato de oito para dez equipas, para incluir o FC Porto. Nesse ano o FC Porto foi campeão, o último antes dos 16 anos de seca.

No início da época 1941-42, foi decidido que o campeonato seria alargado novamente de 8 para 10 equipas. Tudo porque o FC Porto terminou novamente em 3º lugar da fase regional, que não dava acesso à primeira divisão. Ficou decidido, mais tarde, que o alargamento seria de 10 para 12 equipas. O Benfica foi campeão esse ano conquistando o seu 4º titulo e o FC Porto ficou em 4º.

O Benfica nunca beneficiou de alargamentos ou outras regalias a que o FC Porto teve direito.

  • Inaugurado a 28 de Maio ( data simbólica devido à Revolução de 28 de Maio de 1926, Golpe de 28 de Maio de 1926 ou Movimento do 28 de Maio, também conhecido pelos seu herdeiros do Estado Novo por Revolução Nacional, foi um pronunciamento militar de cariz nacionalista e antiparlamentar que pôs termo à Primeira República Portuguesa, levando à implantação da autodenominada Ditadura Nacional, depois transformada, após a aprovação da Constituição de 1933,em Estado Novo, regime que se manteve no poder em Portugal até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974).

O Benfica venceu por 8-2.

pub

  • Inaugurado a 1 de Dezembro ( data simbólica por marcar a Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança. É comemorada anualmente em Portugal por um feriado no dia 1 de Dezembro) – nenhuma ligação ao antigo regime.

Leia também: Ojogo tenta reescrever a história do FC Porto no tempo de Salazar

Comentários

Mostrar Mais

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement
Botão Voltar ao Topo
A semana dos recados