Alargamentos para incluir o FC Porto no campeonato NUNCA MAIS!

Festejar o 25 de abril é também festejar o fim de algumas maroscas permitidas pelo regime. Como o caso dos dois alargamentos da fase final do campeonato porque o FC Porto tinha ficado em terceiro e só passavam 2 equipas à fase final.

 

O segundo Campeonato Nacional de Futebol, o de 1939/40, começara de forma agitada: o campeão em título FC Porto fora relegado – administrativamente – para o terceiro lugar do Campeonato Regional do Porto, o que acarretaria a sua exclusão do Campeonato Nacional (que só tinha dois representantes da Associação de Futebol do Porto).

Perante o escândalo que o caso provocou, a Federação Portuguesa de Futebol usou um recurso que mais tarde utilizaria novamente: promoveu o alargamento do campeonato de oito para dez equipas, para incluir o FC Porto. Nesse ano o FC Porto foi campeão, o último antes dos 16 anos de seca.

No início da época 1941-42, foi decidido que o campeonato seria alargado novamente de 8 para 10 equipas. Tudo porque o FC Porto terminou novamente em 3º lugar da fase regional, que não dava acesso à primeira divisão. Ficou decidido, mais tarde, que o alargamento seria de 10 para 12 equipas. O Benfica foi campeão esse ano conquistando o seu 4º titulo e o FC Porto ficou em 4º.

O Benfica nunca beneficiou de alargamentos ou outras regalias a que o FC Porto teve direito.

O Benfica venceu por 8-2.

Leia também: Ojogo tenta reescrever a história do FC Porto no tempo de Salazar

Comentários
Exit mobile version