Árbitros apresentam queixa contra o lider dos Super Dragões e contra o canal publico
A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou queixa contra Fernando Madureira ao Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e ao secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo. Em causa está um post no Instagram do líder da claque portista Super Dragões, onde é exibida a imagem de um árbitro espancado na Argentina com a legenda “Este de certeza não rouba mais”. A APAF considera que se trata de um incentivo à violência.
No entanto, não foi só o líder da claque portista o visado pela associação liderada por Luciano Gonçalves. Também foi apresentada uma queixa contra a RTP à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) por causa de um vídeo animado satírico exibido na RTP 3, em que os presidentes dos três grandes surgem a pontapear a figura de um árbitro.
O fim de semana foi marcado por cenas de violência em vários estádios, com três árbitros a serem agredidos. Por isso, a APAF também emitiu um comunicado a manifestar solidariedade com os agredidos: Leonardo Marques e Rui Coelho (Beira-Mar-União de Lamas, da AF Aveiro), Ricardo Lourenço (Casainhos-União das Mercês, AF Lisboa) e Sílvio Luz (Academia de Corroios-Amora, benjamins da AF Setúbal). “Por detrás da figura do árbitro existe uma vida, uma pessoa, uma família, alguém que de tanto abdica igualmente por essa paixão, a arbitragem. Uma paixão que vemos ser destruída semana após semana”, refere a APAF, que mantém o pedido de dispensa de árbitros para a jornada 15.