Quem é que controlou a situação do FC Porto e permitiu que terminassem o campeonato em terceiro lugar? A Assembleia Geral Extraordinária da Liga Portugal realizada em Abril deste ano foi bastante clara no que toca a penalizações a clubes que tenham salários em atraso.
«Foi aprovado por unanimidade o aumento da penalização para as Sociedades Desportivas que falhem os controlos salariais ao longo da época desportiva (setembro, dezembro, março e maio). A sanção passará a ser de subtração entre cinco e oito pontos, quando até aqui era de dois a cinco pontos», diz a Liga, em comunicado.
Em maio o FC Porto jogou 3 jogos em que os salários estavam em atraso, conforme vem descrito nos meios de comunicação social. GD Chaves 0-3 FC Porto, FC Porto 2-1 Boavista e SC Braga 0-1 FC Porto. Três jogos com três vitórias a jogar contra 10.
Agora podes seguir-nos no WhasApp e no Google Notícias
Outra das medidas aprovadas para uma suposta «gestão transparente» das Sociedades Desportivas, «foi aprovado o reforço do quadro sancionatório no caso de incumprimento de obrigações em matéria societária, nomeadamente artigos referentes à garantia de idoneidade, ao reforço das incompatibilidades e ao aumento da transparência dos deveres de informação e publicidade das Sociedades Desportivas».
«Aprovados foram também artigos que endurecem as penalizações às Sociedades Desportivas que não tenham a sua situação tributária/contributiva regularizada», acrescenta ainda o comunicado.
Será que o FC Porto tem a sua situação regularizada de forma a poder conseguir a inscrição na próxima temporada na Liga Betclic?
É muito bonito vir para os jornais dizer que os problemas são da anterior direção, que são uns malandros e que não amam o clube. Tiveram lá mais de 40 anos e sabiam o que se passava. Os outros clubes que competem no mesmo campeonato, só querem saber se os regulamentos são para cumprir ou há regime de excepção para o FC Porto. Como podemos confiar na centralização dos direitos, se um simples regulamento não está a ser cumprido?