Pub

Benfica garante renovação de Martim Neto

Advertisement

Foi através da entrevista exclusiva ao jornal Abola que Pedro Mil-Homens garantiu que Martim Neto vai ficar e renovar pelo Benfica.

– Desta equipa da final há jogadores preparados e já têm garantia de que vão fazer parte do plantel principal? Henrique Araújo e Tomás Araújo provavelmente…
– Imagino que sim.

Advertisement

– Diego Moreira, Martim Neto…

  • Agora contradizia-me se fosse dizer sim ou não. Estamos à espera do nosso processo de diálogo com o futebol profissional, com o novo treinador, com quem ficar a tratar destes assuntos. Há uma necessidade de avaliação e de ponderação relativamente ao grau de prontidão competitiva destes jogadores. Não escondo que tudo dependerá muito da dimensão do plantel do futebol profissional. O que importa é que haja diálogo, disponibilidade para avaliar os jogadores que temos nestes patamares competitivos. Mencionou alguns. Há dois anos, o Gonçalo Ramos também jogou a final da Youth League. O Paulo Bernardo não jogou essa final porque estava castigado. É esta afirmação permanente de promoção destes jovens jogadores que me dá uma grande alegria. Fiquei muito contente por esta conquista por todas as razões e porque o Benfica merecia ganhar este troféu europeu. A maldição do Béla Guttmann… Quando abracei o presidente Rui Costa, ele disse-me na brincadeira: ‘Passei a noite toda a falar com o Béla Guttmann.’ Foi uma brincadeira. Foi uma forma bonita de ele me abraçar. Um troféu europeu é importante para um clube da dimensão do Benfica, não vale a pena escamotear isso. Agora, daqui a 10 ou 20 anos, ninguém se vai lembrar que o Gonçalo Ramos ou o Paulo Bernardo não ganharam a Youth League. Quando definimos objetivos, o primeiro é sempre a promoção de jogadores, o segundo é o desempenho desportivo. Mas isto é o Benfica, não é uma entidade abstrata que se inscreve para jogar campeonatos. Os sócios e adeptos vibram. Deixe-me dar esta nota para se perceber a dimensão do amor ao Benfica. No final do jogo com o Midtjylland, na Dinamarca, vi um casal com um cachecol do Benfica. Estavam em Odense numa defesa de tese de doutoramento, souberam que o Benfica ia jogar aquele jogo e foram lá. Tirei-lhes uma fotografia, não sabia quem eram. Recebi ontem [sábado], através do nosso email de contacto ao sócio, um email desse senhor, depois de saber que o Benfica ganhou a Youth League, a pedir-me a fotografia que lhe tirei. Enviei-lhe a fotografia e convidei-o para nos visitar. Esta é a dimensão do benfiquismo que fervilha em qualquer parte do mundo. Quem está deste lado, por maior que seja o discurso de promoção de jogadores, não pode deixar de pensar na componente de desempenho desportivo. O que não podemos fazer? Subverter os princípios que definimos, apenas para ganhar campeonatos de iniciados ou de infantis e contratar miúdos altos e fortes que resolvem o problema naquele dia, mas que amanhã nenhum deles cá está. É este equilíbrio que é preciso manter.

– Já pode dar a esse casal a boa notícia de que o Martim Neto vai ficar?

  • Já. E vou oferecer-lhe, quando vier, o cachecol de campeões da Youth League do Benfica.

– Mas o Martim Neto vai ficar?

  • Vai, sim senhor. Todos os bons jogadores têm e querem ficar no Benfica.
Comentários

pub

Mostrar Mais

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
A semana dos recados