Quando, em 22 de setembro de 2006, o Benfica Campus foi inaugurado, já se perspetivava que o Centro de Formação e Treino do Sport Lisboa e Benfica viesse a ser mais do que a mera “casa” dos nossos futebolistas. Pretendia-se, então, dotar o Clube das condições que lhe permitissem regressar às conquistas desportivas com regularidade e, em simultâneo, viabilizá-lo económica e financeiramente.

A aposta na formação tornou-se numa realidade, com inúmeros atletas formados no clube a serem lançados na equipa principal e a contribuírem de forma decisiva para os cinco campeonatos ganhos nas últimas seis temporadas, e para o ciclo de seis anos sucessivos de lucros que permitiram a recuperação integral dos capitais próprios da SAD.

Em 2015, o Benfica Campus foi distinguido com o prémio de melhor academia do mundo, distinção que voltou a receber em 2019. Ao longo destes anos o crescimento contínuo das suas infraestruturas, os métodos inovadores, têm sido objeto de sucessivas reportagens em órgãos de comunicação social de todo o mundo e objeto da natural curiosidade dos nossos milhões de sócios, adeptos e simpatizantes.

Entendeu, por isso, a direção do Sport Lisboa e Benfica que deveria ser dada a oportunidade, a todos os sócios do Clube, de conhecerem o Benfica Campus, merecedor de tantos elogios e ao qual ninguém lhe nega o papel fundamental que tem tido no sucesso benfiquista obtido, ao longo dos últimos anos, no futebol.

Esta iniciativa arrancou em setembro do ano passado e foi definido o critério da antiguidade para ordenar os convites dirigidos aos sócios (começando pelos mais antigos). Estes convites foram da responsabilidade do departamento de relações públicas, através do call center. Até ontem já tinham sido contactados 14 786 associados, dos quais 7435 foram atendidos. Destes, houve 2416 que confirmaram o seu interesse e disponibilidade para efetuarem a visita, entre os quais 1430, divididos em 42 grupos, já conheceram o Benfica Campus por dentro.

O encontro dá-se no Estádio da Luz e os sócios são transportados para o Seixal num autocarro do Clube. Além dos campos relvados e bancadas, a visita inclui os espaços mais privados, como os balneários, as zonas de lazer, cantinas, áreas de musculação e recuperação física, etc. Inclui ainda a revelação dos planos de ampliação do Benfica Campus, em que estão previstos mais relvados, mais quartos e um colégio. Finda a visita, os sócios regressam Eo estádio da Luz novamente num dos autocarros do Clube.

De acordo com a informação de que dispomos, estas visitas têm sido muito apreciadas pelos associados que já tiveram a oportunidade de a fazer e prevê-se a sua continuidade, dando-se assim a possibilidade a todos os sócios do Clube de conhecerem as nossas magníficas instalações no Seixal.

P.S.: Saiu ontem o acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul que ordena a restituição de 22 950€ ao Sport Lisboa e Benfica. Este montante refere-se a uma multa aplicada ao Clube pela FPF, por alegado ilícito difamatório, na temporada passada, por algo escrito na Benfica News. O tribunal deu razão ao Benfica, considerando que a imputação de um erro de apreciação não se enquadra em ilícito difamatório.