Benfica vence a sua 6ª Taça Hugo dos Santos
Fim de semana de atenções centradas no Pavilhão Multiusos de Sines, onde marcaram presença as quatro equipas melhor classificadas na LPB: SL Benfica, Oliveirense, FC Porto e V. Guimarães.
Depois de ter batido a formação vimaranense (81-75) na meia-final disputada no sábado, hoje foi dia de medir forças com a formação de Oliveira de Azeméis, que também ontem eliminara o FC Porto (84-78).
E que grande jogo de Basquetebol! Entrada em quadra determinada das duas formações. Muito equilíbrio, muita luta… mas os benfiquistas estavam de mão quente e bem cedo mostraram ao que iam, com os triplos a começarem a cair em catadupa. No final do 1.º período o Benfica já vencia por 31-20, com a vantagem a alargar-se para um 53-39 ao intervalo.
No reatar, mais do mesmo! A formação de Oliveira de Azeméis bem tentou reagir, teve o seu mérito, mas este Benfica estava imparável dos três pontos – e não só! – e ao cabo do 3.º período tinha já cavado uma vantagem de 14 pontos (75-61). Nos derradeiros dez minutos, as águias continuaram a carregar e, com uma exibição portentosa e de enorme qualidade, sentenciaram a partida num taxativo 99-85 final!
Vitória justa, aliás, justíssima, da melhor equipa em quadra este domingo, superior praticamente em todas as variantes da partida, quer a atacar, quer a defender – jogo exterior, jogo interior, bloco, ressaltos, passe, assistências,… – uma exibição de gala e de raça do Campeão Nacional.
Raven Barber foi eleito o MVP do encontro: uma exibição magistral, com 15 pontos, uma assistência e 7 ressaltos.
José Ricardo fez alinhar o seguinte cinco inicial: Nuno Oliveira, João Soares, José Silva, Raven Barber e Antywane Robinson.
O Campeão Nacional torna a entrar em quadra no próximo sábado, dia 17 de fevereiro, com uma viagem até Ovar. O Ovarense-Benfica, referente à 19.ª jornada da LPB, está marcado para as 16h00 no Arena Dolce Vita.