Capela reage a declarações de Octávio Machado
Nomeado para o Académica-Benfica deste sábado, João Capela, numa ação da EPIS (Empresários pela Inclusão Social) mostrou que não se deixa afectar pelas declarações de Octávio Machado preferindo estar focado no jogo.
“O que tem acontecido nos últimos dias tem acontecido em todos os últimos dias de campeonatos anteriores. Estamos na fase das decisões e é natural que haja mais ruído que o normal. Nós árbitros já estamos habituados a estas estratégias de comunicação, percebemos qual o seu objetivo, mas só temos uma coisa a fazer: pensar na nossa tarefa. Analisamos factos e temos de tomar decisões em milésimos de segundo. Não tenho estigmas em relação a nada ou a situações anteriores. Apenas analisamos factos. Se não pensarmos apenas nisso, não estaremos a ter um contributo profissional para valorizar o desporto e a nossa Liga. Os árbitros querem estar do lado positivo e fazer bem a sua tarefa”, afirmou em declarações ao jornal Record.
Quanto ao facto de João Capela ter sido o visado, o árbitro responde: “Optei há alguns anos por não ver programas televisivos sobre futebol. Só percebo que estou a ser mais exposto quando recebo telefonemas de família e amigos. Tento responder sempre da mesma forma: é normal que os árbitros tenham este tipo de exposição e estejam sujeitos a este tipo de ruídos. Cada um deve perceber que comportamento quer ter: se quer ser positivo e contribuir para que esta indústria seja rentável no objetivo de ser uma das cinco melhores ligas europeias; ou então estar no lado negativo e complicador. Como não controlo as opções dos outros, penso apenas no que posso fazer, que é contribuir para a estabilidade dos campeonatos. Mas é um ruído igual a todos os outros anos. E só acontece porque há competitividade”.