As audiências da RTP Memória dispararam esta segunda-feira e ultrapassaram as da CMTV, num dia marcado pela estreia da grelha de programas da “nova telescola”, designada por #EstudoEmCasa. No arranque da manhã, a RTP Memória foi mesmo o canal mais visto e superou títulos como o “Programa da Cristina”, apresentado por Cristina Ferreira na SIC.

Segundo os resultados provisórios cedidos ao site ECO pela RTP, a audiência média da RTP Memória foi quatro vezes superior à média do canal, com o share a fixar-se em 4,2%. “Ultrapassou a CMTV e foi o quarto canal mais visto ontem [segunda-feira]”, acrescentou fonte oficial da estação pública.

Este resultado histórico deu-se no dia em que os alunos do 1.º ao 9.º ano “regressaram” às aulas, mas apenas com ensino não presencial. Uma situação extraordinária resultante das restrições levantadas para travar a pandemia do coronavírus e que deverá manter-se até ao final do terceiro período do presente ano letivo.

Com efeito, o disparo nas audiências da RTP Memória deve ser visto à luz da recomendação de que os alunos, em isolamento social, assistam a estes conteúdos. Além disso, o fator “novidade” também terá contribuído para este resultado.