Foi preciso o presidente do Benfica, Rui Costa, antes da partida para Itália, criticar o Conselho de Disciplina a inoperância do Conselho de Disciplina da federação Portuguesa de Futebol.
O conselho de Disciplina só abriu processo disciplinar contra Vitor Baía, Sérgio Conceição e SAD do FC Porto porque o Benfica enviou um participação. Caso contrário continuavam caladinhos na esperança que ninguém fosse fazer nada.
“O Conselho de Disciplina foi tão célere a abrir um processo ao Benfica há pouco tempo por notícias que apareceram nos jornais, nem deveria ser o Benfica a ter de manifestar-se numa situação destas. Vocês noticiaram durante a semana toda algo que é lamentável. Nem vale a pena estarmos a falar do fim de semana, mas sabemos o que essa pressão originou. Não devíamos ser nós a fazer uma participação. Posso adiantar que já fizemos até. Que não seja esse barulho externo a condicionante deste campeonato. Com toda a certeza, até porque conheço jogadores e equipa técnica, sei o valor que temos, que é assim que todos juntos e unidos – até porque foi assim que chegámos até aqui – vamos chegar ao 38 [título de campeão] com toda a certeza.”, disse o presidente do Benfica.
O processo foi enviado, a 18 de abril de 2023, à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução.
Leia também: Como o FC Porto preparou a coação à arbitragem – Vídeo