O protagonismo de Florentino Luís no campeonato português tem sido grande, à boleia da boa forma de toda a equipa, mas é o palco da Liga dos Campeões que tem colocado Florentino (e não só) nos blocos de apontamentos dos clubes europeus.
O médio foi titular em todos os jogos, na qualificação e na fase de grupos, assumindo papel fundamental nos resultados obtidos sobretudo nos jogos com os franceses do PSG (1-1 e 1-1) e os italianos da Juventus (2-1 e 4-3) e que permitiram às águias uma qualificação no primeiro lugar de um grupo muito difícil. E também nesta competição o médio português, de 23 anos, tem marca impressionante.
É o segundo jogador que mais correu no conjunto de todos os jogos da fase de grupos, 73 quilómetros percorridos (30,1 km/h de velocidade de ponta), atrás apenas de Djibril Sow, médio suíço do Frankfurt, que percorreu 74 quilómetros (31,3 km/h). É o 13.º com mais recuperações de bola, 38 (o primeiro é Nicolás Otamendi, com 46; e o 12.º António Silva, com 39), o quarto com mais carrinhos efetuados (18) e o segundo da equipa do Benfica com mais acerto no passe (91,2%, atrás dos 92,8% de Otamendi). Impossível, pois, não reparar em Florentino.
Leia também: Esteve a um pequeno passo de ser reforço