FC Porto arrisca ficar sob a alçada do fair-play financeiro, de novo
1- No próximo sábado vai realizar-se mais uma Assembleia Geral do FC Porto que promete ser de discussão e de tensão. Além do mau momento desportivo da equipa de futebol, a expulsão de sócios do clã Madureira e mais alguns elementos da ala pretoriana da anterior direção, promete incendiar os ânimos.
2- Nas redes sociais, assiste-se a um endurecimento dessa ala mais radical dos adeptos afetos ao clã Madureira e foram várias as ameaças dirigidas ao atual presidente André Villas Boas. A polícia promete reforçar a vigilância na periferia do local onde vai decorrer a AG, apesar da direcção não ter solicitado a sua presença dentro do pavilhão.
3- Porém, as ameaças de que André Villas Boas tem sido alvo, é o menor dos problemas do presidente do FC Porto, a braços com os efeitos das ondas de choque provocadas pela derrota na Luz e pelo cerco que a UEFA está a apertar, de novo, devido ao incumprimento do clube de algumas regras do fair-play financeiro.
4- Com pena suspensa devido a outra falha de cumprimento de um dos critérios do fair-play, a SAD portista arrisca, agora, um castigo efetivo devido a uma nova falha, depois de apresentar um défice negativo de 55 milhões de euros, entre despesas e receitas, pelo segundo ano. Ou seja, o FC Porto arrisca ficar sob a alçada do fair-play financeiro, de novo, com penas que vão desde impossibilidade de registar novos contratos até à suspensão da sua participação nas competições europeias.
5- A UEFA também promete mão dura sobre o Sporting, devido ao comportamento dos adeptos do clube de Alvalade, com o lançamento de tochas a resultar em mais uma multa pesada e, desta vez, uma ameaça seria de interdição de uma parte do estádio nos próximos jogos do Sporting em casa. Também o Sporting tem em curso uma pena suspensa, pelo que se espera agora a mão pesada da UEFA.
6- No próximo jogo da Champions, em Alvalade, frente ao Arsenal, repetindo-se o lançamento de tochas e o espetáculo de pirotecnia, a UEFA determinará o fecho de um sector do estádio em futuros jogos do Sporting nas competições europeias. Além do aspeto desportivo, também financeiramente as multas que o Sporting têm sido pesadas para o clube, que, esta temporada já pagou 234 mil euros devido ao mau comportamento dos seus adeptos.
7- No Benfica, a único em torno da equipa de futebol é uma realidade a que aderem um número crescente de adeptos. Uma união fomentada por alguns dos mais emblemáticos jogadores do plantel, como Di Maria, cada vez mais comprometido com o clube e os adeptos. Desta vez a sua mensagem nas redes sociais garante que “somos cada vez mais” a acreditar na equipa e na capacidade de atingir os seus objetivos.
8- Ainda no Benfica, destaque para o início de época da equipa de hóquei em patins, que somou o nono triunfo, ontem à noite, em nove jogos oficiais. Trata-se do melhor início de temporada do milénio e um dos melhores inícios de temporada da história do hóquei em patins no Benfica. Ontem, o triunfo sobre o Valongo, assinalou a estreia da equipa na Champions desta temporada.