FC Porto lidera na lista dos políticos em cargos do clube. Eis a lista

Advertisement

A presença e as ligações de figuras da política no futebol tem estado no topo da atualidade nos últimos dias, sobretudo após o apoio protagonizado por António Costa (primeiro-ministro) e Fernando Medina (presidente da Câmara Municipal de Lisboa) à recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica.

No espaço de análise Polígrafo SIC, o canal passou a ‘pente fino’ os titulares de cargos públicos que também fazem parte de órgãos sociais ou consultivos de clubes de futebol da I Liga.

A SIC chegou à conclusão que nenhum clube tem tantos políticos nos seus ‘quadros’ como o FC Porto.

Conta o canal de Paço D’Arcos, na mais recente emissão do programa, que o emblema portista lidera a tabela.

A SIC explica que o FC Porto conta nos seus órgãos com Luís Filipe Araújo (vice-presidente da Câmara de Gondomar) que é secretário da Mesa da Assembleia Geral, seguindo-se no Conselho Superior do FC Porto as presenças de Rui Moreira (presidente da Câmara do Porto), Eduardo Vítor Rodrigues (presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia), Manuel Pizarro (vereador da Câmara do Porto), Bragança Fernandes (presidente da Assembleia Municipal da Maia) e Tiago Barbosa Ribeiro (deputado na Assembleia da República).

No Benfica, encontra-se Sílvio Cervan (vice-presidente do CDS-PP) no cargo de vice-presidente suplente.

Já no Sporting, está Frederico Varandas (membro da Junta de Odivelas) que é o presidente do clube e Nuno Correia da Silva (vereador na Câmara de Lisboa), que ocupa o cargo de vogal não executivo na SAD verde e branca.

Em Braga, o eurodeputado José Manuel Fernandes é o presidente da Assembleia Geral do emblema bracarense.

No Farense está Cristóvão Norte (deputado na Assembleia da República) que presidente à Mesa da Assembleia Geral do Farense.

Ainda em relação a clubes falados nesta investigação feita pela SIC, em Portimão, José Caçorino (vereador na Câmara Portimão) é vice-presidente do Conselho Fiscal do Portimonense.