Em 2017 um jornal escrevia “cliente tem sempre razão” e exigia “respeito” a um jogador alvo de insultos racistas.  O mesmo jornal que fez capa sobre a idade de um jogador porque um presidente de um clube escrevia no seu facebook. Esse jornal acompanhou as declarações de um treinador quando este disse “sinceramente, não vejo racismo no nosso país” devido aos insultos por parte de um líder de claque, bem audíveis a qualquer telespectador que assistia ao jogo.

Finalmente esse jornal acordou para o racismo ignorando o que tem feito ao longo destes anos. Nunca condenou e até chegou a criticar jogadores, defender lideres de claque e a ajudar na campanha de presidentes contra jogadores adversários. Fico feliz por esse jornal ter acordado.

A Liga e Federação Portuguesa de Futebol finalmente acordaram para o problema que é o racismo no nosso país. O racismo não tem cores, raças, religiões ou classes… Os mesmos organismos que assistiram a dois bonecos pendurados num viaduto junto ao Estádio do Dragão com os equipamentos do Benfica e dos árbitros. Os mesmos que assistiram na tribuna ao arremesso de bolas de golf e cadeiras a Odysseas. Os mesmos que ouviram insultos constantes à equipa do Benfica. Os mesmos que assistiram ao que aconteceu ao Nelson, ao Tomás Tavares, ao Mantorras e ao Renato Sanches e não tomaram uma posição pública. Por trás aplicaram uma multa de uns míseros 536 euros.  Finalmente acordaram!

Por fim, porque quem não se sente não é filho de boa gente…

SOS Racismo: Brahimi assina por outro clube e cartilheiro começa o ataque

“Agora não é um jogador como muitos jogadores africanos, que são jogadores às vezes, muito em temos de equilíbrio mental não são muito constantes”, disse Jorge Amaral.

SOS RACISMO: Rui Santos diz que Dyego Sousa não é “bacteriologicamente puro”

“Dyego Sousa não é bacteriologicamente puro”, disse Rui Santos

Jornalista suíço denuncia ataques racistas do líder dos Super Dragões

“Sonceição”: “Não vejo, no nosso país, que haja racismo ou insultos a jogadores” Então vê isto!

Dolbeth diz que Renato não tem 18 anos e acusa Benfica de fabricar provas

Guy Roux aquele que acusou outros de comentários racistas, fala da Idade de Renato

RENATO SANCHES: «Cresci em Portugal, estou há 10 anos no Benfica, como é que vou ter 25 anos?»

Carneirada inicia campanha "Renato tem 21 anos"

VIDEO DAS PROVOCAÇÕES RACISTAS A RENATO SANCHES

Título de JN coloca em causa idade do Renato, mas o conteúdo não

Carlos Severino diz que Renato Sanches tem 28 anos. Não viu estes vídeos

Vídeo: Comentador da Sporting TV goza e insulta jovem do Sintrense em direto

 

Quem anda por aí a dizer que sou racista e que não defendo o Marega, tem falta de memória, tem um objectivo de me colar a um partido que não o meu e faz de maneira a criar uma má imagem sobre os meus ideais. Poderia estar aqui a encher esta mensagem com artigos que escrevi sobre o racismo de modo a que lembrar alguns idiotas que colaboram com indivíduos que já tiveram comentários racistas para com jogadores. Não tenho memória curta e não fiz que nem os jornais, Liga, FPF e governo. Estive aqui quando foram os nossos, quando não foram os nossos e agora neste caso. Apesar de também condenar a mensagem deixada nas redes… o que não agradou aos idiotas.

Com esses posso eu muito bem. Quanto ao Marega, muita força!!! Espero que sejas o responsável por olharem para o Racismo em Portugal com olhos de ver e não pelas cores clubisticas como tem vindo a acontecer.