Futsal: O clube que utilizar mais de 5 não formados localmente é penalizado automaticamente com derrota
Na reunião da passada quarta-feira entre a FPF e os clubes, onde apenas o Vinhais não esteve presente e antes da Taça da Liga, foi esclarecida a questão dos jogadores não formados localmente.
O serviços jurídicos da FPF defendem, e esclareceram clubes, que na Taça da Liga e Taça de Portugal, a utilização de mais de 5 não formados localmente é aplicada apenas multa, mas no campeonato (fase regular + playoff) dá derrota e no caso do playoff apuramento direto da equipa adversária de quem prevaricou.
Quanto à próxima temporada, a alteração regulamentar já está em curso mas a diferença está em quem utilizar mais de 5 não formados localmente é penalizado automaticamente com derrota (perda de pontos) seja em que competição for.
Nenhum clube se opôs a esta alteração e grande parte dos presentes (13 dos 14 da primeira divisão estiveram presentes) defenderam que esta alteração é essencial para repor o acordo que tinha ficado aceite entre os clubes.
Esta temporada quem usar mais de 5 não formados localmente no campeonato é penalizado com derrota e nas taças apenas levam multa.
Próxima temporada quem usar mais de 5 não formados localmente em todas as competições é penalizado com derrota.