Advertisement

Hugo Gil: "Bruno diz que manhã diz-se uma coisa e à tarde diz-se outra"

Advertisement

O presidente do Campo Grande Sporting Club, Bruno de Carvalho, em entrevista à Forbes Portugal, sai-se com esta. “De manhã diz-se uma coisa e à tarde diz-se outra”.

É verdade, realmente o presidente daquela instituição tem toda a razão naquilo que diz. Dou-lhe a total razão sem qualquer ironia ou qualquer gozo. Eu até preferia alongar o prazo com que se muda de opinião no futebol português mas adiante.

No início temporada, o Sport Lisboa e Benfica, depois de não ter renovado com Jorge Jesus e ter contratado Rui Vitória para o seu lugar, muitos foram os Benfiquistas que fizeram a sua critica, ainda nem o novo treinador do clube tinha começado a treinar. De uma pré-temporada de encher os cofres a uma supertaça com muita polémica fora das 4 linhas, começou o mito do “fio de jogo” e do “joguem à bola”. Rui Vitória apenas prometia trabalho e aposta em todos os jogadores que tinha à sua disposição e ignorava os ataques vindo de um treinador magoado.

Já em desvantagem pontual no campeonato, Rui Vitória sai do segundo derby com uma derrota pesada, num estádio onde o Sporting não vencia, para o campeonato, há 9 anos e que teve outros 7 sem conseguir marcar golos. O descontentamento aumentava, Rui prometia e os rivais gozavam, dando este Benfica arredado do título. Rui Vitória passa a Rui derrota, a falta do “fio de jogo” passa a ser mais falada nas redes sociais e em conversas de café e o rivais, quando confrontados com jogos onde os seus clubes foram claramente beneficiados, respondiam com celebre discurso “joguem mas é à bola”.

Com uma desvantagem para o líder de 7 pontos, muitos Benfiquistas criticavam a mudança de paradigma, onde o verdadeiro culpado era Luís Filipe Vieira, por não ter dado as mesmas armas que prometera no início da temporada. Enquanto os adeptos da luz andavam em discursos de que “apostar na formação, é ser como o Sporting, que não ganha campeonatos há 14 anos”, Bruno de Carvalho fazia questão de meter mais em baixo o Sport Lisboa e Benfica usando os “Vouchers” e criando uma campanha de desestabilizarão contra o clube da luz.

Vem o 3º derby e o SL Benfica é eliminado da taça de Portugal. A critica aumenta, assim como a campanha contra o clube da luz. O funeral estava quase feito e quem o impediu o Benfica de Rui Vitória ir para a cova, foi mesmo a união do plantel e a promessa de trabalho do treinador, que conseguiu a passagem à fase seguinte da liga dos campeões.

Depois da derrota por 3-0, o Benfica já só perdeu pontos para o campeonato, frente ao União, apresentando um futebol avassalador, cheio de golos e de vitórias até ao clássico. Apesar de um grande Benfica, Rui Vitória perde mais um clássico. Bruno de Carvalho continua a campanha, mantendo os Benfiquistas cada vez mais unidos, acusando o clube da luz de ser o responsável por tudo o que de mal tem acontecido ao Sporting. Criticou arbitragens, coagiu árbitros, foi expulso mais que uma vez sem um castigo exemplar, tudo porque viu um dos seus rivais a renascer. Jorge Jesus apercebe-se que Bruno de Carvalho está a unir os Benfiquistas e chateia-se com aquilo que o Presidente do seu clube diz nos facebooks, nas tv´s e nos jornais.
Foram 5 semanas seguidas com responsáveis do Sporting a falar em todas as tv´s atacando ferozmente o Sport Lisboa e Benfica.

Chega a altura de mais um derby e até teve direito a convocatórias nas redes sociais para receberem os jogadores do Sporting, tal como aconteceu no Euro 2004 com a selecção Portuguesa. Entre a muita euforia e a muita bazófia, o presidente do Sporting, numa tentativa de criar um clima quente de derby, cai no ridículo e ataca-me. Como a estrutura do Benfica não lhe passou cartão, decidiu atacar um sócio e adepto do Sport Lisboa e Benfica.
O Benfica de Rui Vitória acaba por vencer o derby com inteligência e muita sabedoria. Como o Sporting perdeu pontos contra equipas mais fechadas, o treinador do Benfica foi inteligente ao ponto de jogar com o ponto mais fraco de JJ.

Após a passagem para a liderança isolada do campeonato, Rui Vitória iguala o feito do ex-treinador do Benfica, ao passar aos quartos de final da liga dos campeões no seu ano de estreia e com 4 jovens no 11 titular que teriam de nascer 10x, segundo JJ. Conseguiu 5 vitórias na mesma edição da champions, coisa que nunca aconteceu com Jesus. Com estes miúdos, muitos foram os que criticavam, mas ele está a conseguir cumprir com a sua promessa. Trabalho, trabalho e mais trabalho.

Depois do protagonismo dado a Bruno de Carvalho e à sua estrutura no inicio da temporada, agora o presidente do Sporting critica arbitragens, faz ligas da verdade, pede castigos para os jogadores do Benfica onde o seu clube não está envolvido, fala todos os dias no facebook atacando o Benfica e os seus adeptos, cria e tem programas no canal do clube ao qual preside para ofender adeptos e estrutura do Benfica e diz que o clube da luz está na liderança devido às arbitragens.

Por isso concordo totalmente com o que disse o presidente do Sporting. Nas manhã de Agosto Bruno de Carvalho diz uma coisa, nas tardes de março, já diz outra.

Quanto a nós Benfiquistas. Estamos em março, lideres a 9 jornadas do fim, nos quartos de final da Champions e nas meias finais da taça da liga. Nada está ganho, mas eles precisam daqueles que inicialmente os criticaram. Reservem os lugares em todos os estádios onde o Sport Lisboa e Benfica vai jogar porque juntos somos sempre mais fortes!

Comentários

Botão Voltar ao Topo
A semana dos recados