Saltar para o conteúdo

João Diogo Manteigas aponta à arbitragem e recupera o Apito Dourado

Opinião Texto de opinião. As análises e juízos são do autor e não relatam factos apurados em reportagem.

O Benfica perguntou em março, quando responde o Conselho de Disciplina?

João Diogo Manteigas aponta à arbitragem e recupera o Apito Dourado

Mais importante do que o bate-boca, que acho muito bem que João Diogo Manteigas tenha protagonizado na defesa do Benfica, é aproveitar o momento para fazer as perguntas que continuam sem resposta.

E ir até ao fundo.

Comecemos pelo presidente da Liga Portugal.

Reinaldo Teixeira já afirmou publicamente que a Liga é “o principal cliente da arbitragem”. Se é cliente, então também deve ser questionado sobre a posição que tem assumido publicamente em defesa da arbitragem e sobre aquilo que entende ser, afinal, o papel institucional da Liga nesta matéria.

A arbitragem não está dentro da sua “casa”. Compete à Federação Portuguesa de Futebol, através do Conselho de Arbitragem.

Se a Liga é cliente, deve exigir qualidade, transparência e explicações quando considera que existem problemas.

E depois temos outra pergunta que não pode desaparecer.

Quando termina o processo disciplinar relacionado com o caso dos e-mails e quando serão conhecidas as eventuais consequências desportivas?

O Benfica questionou formalmente o Conselho de Disciplina em março de 2026, depois de a decisão judicial ter transitado em julgado, perguntando precisamente que consequências desportivas seriam retiradas do processo.

Passaram meses.

Qual é a resposta?

É aqui que considero importante aquilo que João Diogo Manteigas tem feito. Não começou hoje e não deve terminar num simples bate-boca.

Deu o mote.

Agora é preciso que todos aqueles que representam ou defendem publicamente o Benfica façam perguntas, exijam respostas e não deixem que determinados assuntos desapareçam simplesmente da agenda.

Foi nesse contexto que João Diogo Manteigas escreveu nas redes sociais que “só haverá paz” quando estiver resolvida a situação do atual Conselho de Arbitragem e quando, na sua opinião, o Benfica deixar de ser prejudicado por decisões de arbitragem que associa aos tempos dos processos Apito Dourado e Apito Final.

Manteigas foi ainda mais longe, recuperando episódios históricos ligados ao futebol português e dirigindo críticas ao presidente do FC Porto.

Concorde-se ou não com a dureza das palavras, há algo que considero essencial retirar desta intervenção.

Defender o Benfica não pode acontecer apenas quando surge uma polémica nas redes sociais.

É preciso insistir nas questões institucionais.

O que pensa realmente a Liga sobre a arbitragem?

Que explicações exige enquanto “cliente”?

O que aconteceu ao processo disciplinar relacionado com os e-mails?

Existirão consequências desportivas?

Quando será conhecida uma decisão?

João Diogo Manteigas deu o mote.

Agora falta não deixar morrer as perguntas.

Comentários

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.