João Félix renovou contrato com o Sport Lisboa e Benfica, válido por quatro temporadas. O médio de 18 anos está a jogar a terceira época de águia ao peito.
Natural de Viseu, João Félix deu os primeiros passos no futebol n’Os Pestinhas, passando depois pelos mais baixos escalões da formação do FC Porto. Mas acabou por rumar ao Caixa Futebol Campus em 2015, onde, desde então, tem prosseguido a sua formação enquanto jogador profissional.
Apesar de ter somente 18 anos – comemorados há um mês (dia 10 de novembro) – o médio criativo já foi chamado à Seleção Nacional Sub-21 e é opção recorrente na equipa liderada por Hélder Cristóvão, onde jogou pela primeira vez a 17 de Setembro de 2016, tornando-se então o mais jovem de sempre a jogar pelo Benfica B na II Liga. Na altura com 16 anos (Júnior de primeiro ano), entrou aos 83’ no empate a zero com o Freamunde.
✍️ @joaofelix70 renovou por mais 4 anos! Lê tudo em https://t.co/riv9ua8fmL. #VamosBenfica pic.twitter.com/O2ebrv3AwP
— SL Benfica (@SLBenfica) 11 de dezembro de 2017
A 15 de fevereiro de 2017, mais uma marca. Tornou-se o mais jovem de sempre a marcar na Ledman LigaPro – no global histórico da competição –, ao fazer o golo do Benfica B na deslocação ao terreno do Ac. Viseu (2-1). Entrou aos 68’ para o lugar de Florentino Luís e marcou, já nos descontos (90’+1’), o único golo dos encarnados.
Na temporada 2016/2017 fez um total de 38 jogos oficiais (12 na II Liga, 16 no Nacional de Juniores e 10 na UEFA Youth League) e foi figura em destaque na campanha do Benfica na competição europeia, onde acabou por ser eleito pela UEFA como um dos cinco jovens mais promissores a seguir no futuro. Ao todo, foram dez os compromissos disputados pelo jovem médio ofensivo na prova em 2016/17, os quais coroou com seis golos, incluindo um bis diante do Real Madrid nas meias finais.
Esta temporada não começou da melhor forma para João Félix. O médio teve uma lesão mas a 20 de setembro regressou à competição e logo com um golo (87’) no jogo da Premier League International Cup com o Villareal. Em 2017/2018, a terceira época consecutiva de águia ao peito, leva já um total 13 jogos (7 na Ledman LigaPro, 5 na UEFA Youth League e um na Premier League International Cup).
Foi já ao serviço do Benfica que se deu o aparecimento de João Félix nas seleções nacionais. O médio já mereceu a atenção de Rui Jorge e foi, assim, chamado aos compromissos da Seleção Nacional de Sub-21, a primeira vez ainda com 17 anos.
O jovem já realizou, até ao momento, dois jogos pela jovem equipa das quinas, diante das congéneres da Bósnia e Herzegovina e da Roménia. Nesses encontros, foi opção a sair do banco de suplentes para o relvado no decorrer das partidas.
Assim sendo João Félix deu um salto dos Sub-18 para os Sub-21, no que concerne ao plano das Seleções portuguesas jovens. De facto, foi precisamente nos Sub-18 que o médio fez a estreia com a camisola das Quinas.
[/su_expand]