João Gabriel acusado por usar termos "folclore" e para incendiários qual é a acusação?
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol anda muito distraído no que toca a declarações do trinca bolotas. Todos, mas todos os dias pressiona árbitros, acusa dirigentes do SL Benfica voltando atrás no dia seguinte negando e incendeia o clima junto dos adeptos esperando que exista problemas no próximo derby de modo a que o clube da luz seja mais uma vez multado. Vai a programas dizer o que quer e o que lhe apetece usando recortes de jornal, usando expressões como “de fonte anónima”, “ouvi nos corredores do futebol”, “segundo disseram” ou “disseram por aí” como se fosse verdade aquilo que estaria a dizer e utiliza documentos do footballleaks para provar as suas teorias em casos como a transferência do Danilo, site esse que acusou o Benfica de ser seu autor e que diz que todos os documentos do sporting são mentira. Mas os documentos do caso Danilo deram jeito. Acusou o SL Benfica de corrupção por oferecer camisolas e jantares quando ele faz a mesma coisa. Camisola ou camisolinha, comida ou jantares é tudo farinha do mesmo saco. Se bem que a parte do jantar vai ser revelada e nós vamos rir à grande.
Isto tudo para esconder as decisões no caso Doyen, a renovação de Carrillo, o fracasso habitual de JJ na Europa, os inumeros processos que tem em tribunal, os ordenados que deve, a indemnizações que se recusa a pagar, os prémios de jogo que não pagou, as decisões que podem levar o sporting a descer de divisão pela transferência de 2000 euros a um árbitro assistente e claro está, o numero de jogos que o sporting não vence na luz. O CD da Federação consegue fechar os olhos a tudo isto feito por um presidente do terceiro clube mais titulado do país. 20 dias de suspensão pelo que disse ao árbitro, o que é mesmo isso para ele, que anda todo o santo dia criar ódio e a criar um clima de guerrilha?
Por outro lado acusa-se um director de comunicação do Sport Lisboa e Benfica por utilizar a sua rede social (twitter) pessoal por dizer «Acabou o blackout e voltou o folclore». Haverá diferenças? Uma vez que João Gabriel não utiliza o Facebook, canais de TV (TVI24, SportingTV, CMTV), Jornais (Record) e não convida jornalistas como faz Bruno de Carvalho, presidente do sporting, penso que está aí a explicação ao motivo do castigo. Utilizou o Twitter, rede social que o trinca bolotas não utiliza. Ou será mais grave o termo “Folclore” que por exemplo usar imagens do do Eusébio, acusar Luís Filipe Vieira de fazer um telefonema para ele (trinca bolotas) a falar de nomeações e mais tarde vir a público dizer que era brincadeira e que a chamada nunca existiu, ou acusar o Benfica de corrupção e pedir a descida de divisão fazendo pressão na federação e na arbitragem. o Termo Folclore penso que deveria valer despedimento por justa causa e 5 anos sem o clube participar nas competições internas. O bom disto tudo era deixar de ver clubes a tentar fazer dinheiro às custas do clube, jornais a tentar vender às custas do clube e as tv´s deixarem de ter audiências às custas do clube.
Artigo 19.º
Deveres e obrigações gerais
1. As pessoas e entidades sujeitas à observância das normas previstas neste Regulamento
devem manter conduta conforme aos princípios desportivos de lealdade, probidade,
verdade e rectidão em tudo o que diga respeito às relações de natureza desportiva,
económica ou social.
2. Aos sujeitos referidos no número anterior é proibido exprimir publicamente juízos ou
afirmações lesivos da reputação de pessoas singulares ou colectivas ou dos órgãos
intervenientes nas competições organizadas pela Liga, bem como das demais estruturas
desportivas, assim como fazer comunicados, conceder entrevistas ou fornecer a
terceiros notícias ou informações que digam respeito a factos que sejam objecto de
investigação em processo disciplinar.