À semelhança do que tem acontecido nas últimas épocas, o sorteio dos campeonatos profissionais 2019/20 terá condicionantes.

Antes do evento, agendado para sexta-feira (21h), a Liga revelou as cinco condicionantes para o principal escalão:

5. Evitar, na medida do possível, que um clube que dispute um jogo com uma equipa participantes nas competições europeias (Liga dos Campeões ou Liga Europa) dispute o jogo da jornada imediatamente seguinte com um clube participantes nessas mesmas competições.

E é aqui que encontramos mais uma novidade nunca antes vista no nosso campeonato. Há 2 anos o Sporting teve direito a uma borla no sorteio porque disputava o acesso à champions. Na temporada passada essa mesma borla foi retirada das condicionantes e foi acrescentada que os 5 primeiros se poderiam defrontar logo à 2.ª jornada. Ano em que o Benfica disputou os play-offs de acesso à chmapions e jogou com o Sporting nas primeiras jornadas.

Esta temporada como é o FC Porto que vai disputar os play-offs têm a brilhante ideia de colocar que os 5 primeiros não se podem defrontar logo após uma jornada europeia. Como dava muito nas vistas a medida que Beneficiou o Sporting, tentam desta forma. E ainda há um “na medida do possível”. Que deve ser ajudar mais o FC Porto e o Benfica que se desenrasque.

Não é que precisemos destas medidas que têm beneficiado FC Porto e Sporting mas é assim que se vê como trabalha a liga.