Inicio Arbitragem Linhas de fora de jogo já na supertaça

Linhas de fora de jogo já na supertaça

A Supertaça deste domingo, entre Benfica e Sporting, vai ser o primeiro encontro em Portugal onde as linhas de fora-de-jogo virtuais estarão disponíveis para o vídeo-árbitro.

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já tinha prometido que esta tecnologia iria estar disponível nos jogos da I Liga, mas entra em vigor mais cedo. O sistema escolhido é o único certificado, e será prestado pela empresa norte-americana SMT, que tem mais de 30 anos de experiência no Desporto, tendo aperfeiçoado os serviços na monitorização dos jogadores e a introdução da realidade virtual. Entre os principais clientes estão a Premier League e a MLS.

No que toca aos jogos do campeonato, a introdução deste novo sistema não implicará a colocação de novas câmaras em cada estádio, nem haverá qualquer interferência no que toca à transmissão dos mesmos.

Esta tecnologia irá dissipar qualquer irregularidade de fora-de-jogo, seja num lance de golo ou de penálti. O sistema irá sinalizar os jogadores envolvidos no lance e a partir disso o sistema constrói uma imagem com dois pares de linhas verticais e horizontais, entre o atacante e o último defensor, a partir dos vários ângulos que as câmaras disponibilizam.

O protocolo do VAR não sofrerá alterações, mas será necessário incluir mais um operador na equipa do vídeo-árbitro, que se terá a responsabilidade exclusiva na análise das linhas de fora-de-jogo.

CONTINUAR A LER