Mais um dado na investigação ao Hacker. Um ataque informático a uma estação de televisão

Mais um dado a juntar a toda esta investigação do roubo dos e-mails do Benfica.  No dia 16 de junho de 2017 a TVI lançou no seu site oficial uma nota editorial a informar ter sido alvo de um ataque informático. O canal de informação TVI24 lançou um inquérito online no dia 14, no qual questionava se “o caso dos e-mails é um novo Apito Dourado do futebol português”.

Aos internautas, dava três opções de resposta: “Sim, e é mais grave”, “Sim, é igual” e “Não se compara”. Os resultados foram exibidos durante o programa “Especial Informação”.
Em primeira instância, a opção “Não se compara” tinha vencido a votação, acima dos 70%. Poucos minutos depois, o cenário inverteu-se drasticamente, mostrando que a escolha “Sim, e é mais grave” tinha superado a marca dos 80%.

Os telespetadores repararam na gafe e manifestaram o seu descontentamento nas redes sociais, acusando o canal de manipulação dos resultados. A estação de Queluz de Baixo retirou, pouco tempo depois, o inquérito do seu site, afirmando que este não refletiu “um resultado de acordo com a expressão espontânea dos votantes”.
No mesmo comunicado, a direção do canal relembra que já foi vítima de ataques informáticos e “compromete-se a lançar mecanismos de votação que impeçam este tipo de manipulação”.

Recapitulando

13 de outubro de 2016 Bruno de Carvalho desloca-se à Hungria falhando um jogo do Sporting em Famalicão.

23 de janeiro de 2017 – Nuno Saraiva entra em directo no programa onde está André Ventura, na cmtv, e ameaça que tem N documentos internos de outros clubes que pode divulgar.

17 de abril de 2017 Bruno de Carvalho revela um e-mail de João Paiva do Santos a Pedro Guerra.

10 de maio de 2017 Os directores de comunicação de Sporting e FC Porto têm um reunião num hotel em Lisboa.

6 de junho de 2017 Porto Canal revela pela primeira vez, e-mails do Benfica pela boca de Francisco J Marques, diretor de Comunicação do FC Porto

16 de junho de 2017 A TVI é alvo de um ataque informático para adulterar as votações que perguntava “o caso dos e-mails é um novo Apito Dourado do futebol português”.

11 de julho de 2017 07h45 – Dois homens entraram na casa de Theodoro Fonseca e ameaçaram com uma arma de fogo.

Este é mais um dado que as autoridades já devem ter investigado.

Eis o comunicado da TVI24, na íntegra:

A TVI24 lançou uma sondagem no seu site na passada quarta-feira, dia 14, onde perguntava se “o caso dos e-mails é um novo Apito Dourado do futebol português”. Nas três opções de resposta, os internautas podiam escolher uma das situações: “Sim, e é mais grave”; “Sim, é igual”; e, “Não se compara”.

Esta sondagem esteve em destaque durante o programa Especial Informação que debateu o caso dos emails que lançam suspeitas sobre o Benfica e a arbitragem.

A TVI identificou um ataque informático à sondagem e, num curto espaço de tempo, uma das opções recebeu dezenas de milhares de votos.

A TVI entendeu retirar a sondagem do site da TVI24 porque esta não refletia um resultado de acordo com a expressão espontânea dos votantes.

Não sendo a primeira vez que acontece, a TVI compromete-se a lançar mecanismos de votação que impeçam este tipo de manipulação.