News Benfica: “O David encontra-se bem, assintomático, e a cumprir isolamento”

Advertisement

Neste momento que requer máxima responsabilidade, todos os clubes se comprometeram a seguir escrupulosamente o plano de regresso aos treinos com vista à retoma das competições, plano esse que, por sua vez, sob a coordenação da Liga e Federação Portuguesa de Futebol, respeita as recomendações da Direção-Geral da Saúde e beneficia da observação das medidas tomadas por outros países que avançaram mais cedo neste domínio.

Este plano inclui medidas muito rigorosas de prevenção e limita o contacto, entre elementos do plantel, de forma acentuada nesta fase inicial. Paralelamente, estão previstos testes regulares a jogadores, treinadores e restantes elementos do staff, além de prestadores de serviços que têm contacto com estes.

Face ao elevado número de testes efetuados e conhecendo-se as características deste vírus, nomeadamente no que diz respeito à sua propagação, bem como a dimensão da pandemia, já se esperava que pudessem ser detetados casos positivos. Esta tem sido uma constante desde o início da pandemia: quanto mais se testa, mais casos se encontram.

Em relação ao nosso atleta David Tavares, queremos antes de mais desejar-lhe uma rápida recuperação. O atleta encontra-se bem, assintomático, e a cumprir isolamento nas condições contempladas no plano de contingência predefinido, seguindo as normas da DGS e contando com o total apoio do Clube. David Tavares, não fosse jogador profissional de futebol, e dada a ausência de quaisquer sintomas, seria, muito provavelmente, mais um dos muitos casos que se julgam existir e por detetar.

Conforme informação prestada pelo SL Benfica, SAD, em comunicado oficial, o Departamento Médico do Sport Lisboa e Benfica manterá o rigoroso plano de contingência que está a ser seguido desde o dia em que os seus profissionais voltaram à atividade no Benfica Campus, estando previstos novos testes já nos próximos dias. Refira-se que se tratará do quarto momento de testagem desde o regresso à atividade.

O Benfica tomou, em nome da transparência, a decisão de divulgar o nome do jogador, que, obviamente, deu o seu imediato consentimento para que assim se procedesse. O Benfica tornou pública a situação no mesmo dia em que teve conhecimento do caso, fazendo-o poucos minutos após ter ficado a conhecer o resultado da contra-análise.

Este sinal de transparência vai ao encontro daquilo que o Benfica pediu desde a primeira hora: centralização dos testes e a necessidade de uma periodicidade apertada.

Assim, todos os clubes têm continuado o seu trabalho no sentido de, conforme o planeado, possibilitar o regresso das competições com as condições de segurança determinadas pelas autoridades de saúde. É por esse desígnio que, neste período inusitado que vivemos, trabalhamos diariamente.