Advertisement

Athletic Apresenta queixa contra o porto

1336655604-uefa-europa-league-final-2012--atletic-club-bilbao-v-atletico-madrid_1205006

O Athletic de Bilbau, que jogou na passada terça-feira no estádio do Dragão frente ao FC Porto, emitiu um comunicado onde tece duras criticas à organização da partida e a atuação da PSP.

Advertisement

Num comunicado publicado no site oficial do clube espanhol aponta críticas ao comportamento das forças de segurança portuguesas, aos elementos de segurança privada do clube, bem como criticando o excesso de lotação do local onde estavam colocados os seus adeptos.

O Athletic irá apresentar uma queixa à UEFA para que o organismo e que vai até ao fim para que sejam apuradas responsabilidades.

«Perante a situação vivida por inúmeros adeptos do Athletic Club no Porto, no decorrer do jogo da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões FC Porto x Athletic, a nossa entidade deseja comunicar publicamente o seguinte:

1 – O Athletic Club tinha no estádio do Dragão o diretor de segurança e quatro assistentes (stewards), além da colaboração da Ertzaintza [polícia do País Basco] que deslocou uma equipa de quatro pessoas, estando todos eles e de forma ininterrupta em contacto direto com os nossos adeptos.

Advertisement

2 – O Athletic Club foi prontamente informado do trato que estavam a receber os seus seguidores e denunciou, durante e depois do jogo, perante o responsável de segurança do FC Porto e o delegado da UEFA, a atuação das forças de segurança portuguesas e a situação de excesso de lotação em algumas zonas do estádio. A polícia de Portugal não atendeu às solicitações efetuadas por parte do Athletic Club para tentar solucionar os problemas que estavam a decorrer.

3 – O Athletic compilou, e continua a fazê-lo no momento em que esta nota é redigida, relatórios e provas que constatam o caos organizativo e o inaceitável comportamento das forças de segurança portuguesas com os adeptos do nosso clube, para que a UEFA possa analisar e ajuizar o ocorrido, em conjunto com o relatório do seu próprio delegado.

4 – O Athletic Club deseja reiterar que, apesar de ter realizado a tempo e horas, ou seja durante o decorrer dos acontecimentos e uma vez finalizado o jogo, reclamações e recomendações a todas as partes envolvidas, não tem qualquer poder para impor os seus critérios num evento cuja organização é alheio.

5 – O Athletic Club, obviamente, não pode garantir a origem e a qualidade dos ingressos que não foram enviados pelo FC Porto ao nosso clube e expedidos nas bilheteiras do San Mamés;

6 – Finalmente, o Athletic Club, para defender os interesses dos seus sócios e adeptos, deseja manifestar que não vai ceder no esforço de clarificar e exigir responsabilidades pelo que aconteceu e, paralelamente, agradece o comportamento dos adeptos do FC Porto, alheios a todo o despropósito organizativo que sofreu.»

Não aconteceu no clássico para a taça, aconteceu para a champions e muito provavelmente acontecerá quando o Benfica lá for.

Comentários

Botão Voltar ao Topo
A semana dos recados