Em dia de jogo de Champion, em que recebem o Real Madrid , o departamento de comunicação do Sporting decidiu lançar sorrateiramente uma comunicação do que o Shôr presidente se prepara para fazer. De tal forma que nem a CMVM recebeu a referida informação.
O Shôr presidente vai avançar com uma 3ª ronda de VMOCs. São mais 55 milhões de euros, num total são 190 milhões de passivo que “desaparecem”. Milhões e mais milhões de crédito mal parado. Mais do dobro do capital social.
Mas mais interessante ainda é constatarmos que a uns anos, quando houver a conversão das VMOCs, a banca ficará com uma participação elevadíssima na SAD. Depois de terem entregue a academia, situada nas malhadas de meias (Alcochete), ao BCP por falta de pagamento, agora preparam-se para entregar também 33,1% do capital social da SAD do Sporting.
Millennium BCP e NOVOBANCO vão ficar com 33,1% da SAD porque o Sporting não vai pagar 91 milhões de passivo que se transformou em VMOCs. Ou seja, em vez de pagar a dívida, a Sporting SAD cede parte do seu capital social.
Além dos 91 milhões de euros de passivo que são apagados, temos também os juros que eles nunca irão pagar. Quanto custará esta operação a estes bancos que tanto dinheiro receberam dos estado (e dos contribuintes)? Com isto o Sporting vê-se livre de parte da dívida e os bancos ficam com um produto que muito provavelmente lhes dará um enorme prejuízo.
Estes 190 milhões nunca são contabilizados como passivo. Daqui a uns tempos vem o Shôr presidente dizer que baixou o passivo e que o clube respira saúde financeira. Assim qualquer um é génio nas contas. Esconde dívida neste tipo de produtos bancários e que mais tarde ficam na posse dos bancos por falta de pagamento. E vai continuando a enganar os seus carneiros que por ventura também são contribuintes e que estão a pagar as colossais dívidas desses bancos.
E a comunicação social no meio disto tudo, consegue ter gente nas tv´s que não sabe diferenciar cuspe de fumo, mas que não tem gente a falar sobre este assunto que é bastante grave.