O negócio SL Benfica/NOS explicado em 8 pontos
Depois da tristeza em que foi conduzida as perguntas e respostas por parte dos “juntaletras” onde não colocaram as questões que os Benfiquistas queriam que fossem respondidas à excepção da única jornalista no terreno que por ventura pertence à BTV, decidimos apresentar algumas notas.
- No primeiro ano vão ser pagos 36M€, os quais vão ser repartidos em 75% para os direitos de transmissão dos jogos, (27M, mais 5M do que a Olivedesportos oferecia há 3 anos) e 25% para a BTV (9M, cerca de 4M a mais até há 3 anos). O Lixo tóxico do “juntaletrismo” falou em 25M Direitos 15M BTV o que não é verdade. Tanto o CEO da NOS como Domingos Soares de Oliveira falaram na divisão e desmentiram os valores lançados pelos “juntaletras”.
- O CEO da NOS afirmou que os jogos do Sport Lisboa e Benfica ainda não têm um canal definido para serem reproduzidos. Existe muitas possibilidades em cima da mesa onde se inclui a BTV e a sporttv. No caso dos jogos voltarem à sporttv a linha editorial vai ser modificada OBRIGATORIAMENTE. Na BTV para já está garantida a transmissão dos jogos em diferido.
- Os jogos do Sport Lisboa e Benfica vão poder ser televisionados nas outras operadoras pois a NOS garante a venda dos jogos e não a exclusividade como muitos falavam. Seja na BTV, Sporttv, Eurosport ou em qualquer outro canal, os jogos vão ser transmitidos em todas as operadoras televisivas.
- A BTV passa de canal premium a gratuito e estará disponível noutras operadoras para além da NOS, pois os seus direitos serão de propriedade exclusiva da NOS, que os cederá a outras operadoras. Não haverá um retrocesso no canal mas sim um crescimento no canal como tem vindo a evoluir nestes últimos 7 anos. Para já nenhum benfiquista necessita de mudar de operadora para ter acesso ao canal do SL Benfica. Está ainda por esclarecer se nas outras operadoras o canal será pago ou gratuito como ficará na NOS.
- Os custos da BTV reduzem-se drasticamente com esta operação. Com a saída da premier league do canal o clube poupa 7,5M em 3 anos e poupa outros tantos pelas saídas das ligas Francesa e Italiana e saída do UFC. O Canal deixa de investir em conteúdos internacionais virando-se ainda mais para o mundo Benfiquista. Ainda está por definir se os conteúdos internacionais continuam a ser transmitidos na BTV2 até ao final do contrato ou se passará para a NOS.
- 400M €, valor de referência em Portugal. Em 2008 Domingos Soares de Oliveira em entrevista já tinha transmitido que o valor dos direitos do Sport Lisboa e Benfica valiam 40 milhões/época. Agora com o acordo fechado obrigatoriamente em 3 anos sendo renovável por mais 7, os valores anunciados são progressivos, ou seja, crescentes de temporada para temporada desportiva. Embora a NOS tenha mostrado interesse em fechar negócio por números parecidos com outros clubes profissionais, a marca Benfica, o Clube e o seu know-how é muito superior a esses mesmos clubes e por isso nem sporting e porto por mais que tentem igualar ou ultrapassar os valores do Sport Lisboa e Benfica, a NOS já mostrou interesse pelas negociações mas não por valores iguais ou superiores. Mais uma vez o futebol português dá um grande salto graças ao Sport Lisboa e Benfica.
- Depois da celebração deste negócio entre a NOS e o Sport Lisboa e Benfica, a centralização de direitos televisivos é um tema morto e uma promessa não cumprida por parte de Pedro Proença. Depois dos inúmeros casos que estão a acorrer na liga ocultados pela imprensa, a demissão do Querido é a única saída.
- O perigo do contrato ser a 10 anos. O presidente lembrou que também foi criticado quando fez um negócio com a Sagres a 10 anos por 40 milhões de euros por uma publicidade na parte traseira das camisolas da equipa principal e 6 anos depois tanto o clube como o parceiro estão satisfeitos pois os valores estão bem visíveis.
Muito escreveram os “juntaletras” baseada em teorias de propaganda querendo descredibilizar o maior negócio de sempre no futebol português, pena que esse grupo não tenha comparecido à conferencia de imprensa e não tenha feito qualquer questão sobre tudo aquilo que escreveram. A falta de preparação levou-os a dizer que o negócio dava para comprar galácticos como o Messi e a noticiar que os jogos iam automaticamente para a sporttv numa do “tanta publicidade do serem Inácios tomem lá esta notícia para ver quem vai ser Inácio agora”. Ou fazerem programas do género “segundo nós adiantamos por fontes que nos chegaram, os valores do negócio estão divididos por 25M Direitos e 15M BTV o que não faz um grande negócio pois a PPTV ofereceu 22M há 3 anos atrás”.
Afinal as fontes desses mesmos programas valem 0.