Depois de na semana passada ter recusado uma proposta de €30 milhões por Florentino, a SAD encarnada poderá muito em breve ser confrontada com nova investida pelo médio defensivo português de 23 anos. Mas o plano, segundo apurámos, passa por manter o jogador no plantel.
Segundo avançou ontem o portal SportItalia, os ingleses do Nottingham Forest estão «fortemente interessados» em Florentino e preparam-se para tentar seduzir as águias com números que podem ser muito interessantes.
Mesmo que o Nottingham Forest não chegue a concretizar a suposta intenção, a verdade é que estão a aumentar os indicadores de que, até final do mês, altura em que fechará a janela de mercado em Portugal, o Benfica ainda poderá ter de tomar uma decisão difícil em relação ao médio. Florentino Luís tem sido alvo de várias sondagens, umas mais fortes e outras meramente exploratórias, mas não é a primeira vez que surge o eco de que na Premier League apreciam as características do médio, que tem sido até ligado ao Liverpool.
Apesar de o jogador, neste início de temporada, ter perdido a titularidade, o desempenho de Forentino Luís em 2022/2023 impressionou muita gente e a Liga dos Campeões – onde o médio foi peça determinante em jogos realizados frente a clubes fortes como o PSG, Juventus ou Inter – representou um palco muito importante. Na época passada, Florentino foi titular desde o princípio e quase na condição de totalista – fez 54 dos 55 jogos do Benfica, 45 dos quais na condição de titular.
Schmidt não quer perdê-lo
O Benfica já recusou uma proposta alta por Florentino e está tranquilo porque renovou na época passada com o médio, que agora tem contrato até 2027 e uma cláusula de rescisão de €120 milhões. Será, portanto, necessário que surja uma oferta verdadeiramente irrecusável para que Rui Costa, presidente das águias, venda o passe de Florentino. O líder dos encarnados já deixou claro, em várias intervenções públicas, que continuará a dar prioridade ao projeto desportivo e, ao mesmo tempo, a estrutura do futebol dos encarnados também está consciente de que Florentino continua a ser um jogador muito importante para Roger Schmidt.
«É muito importante na posse de bola, para pressionar, quando ganhamos ou perdemos bola… precisa de ser um jogador muito completo para isso. É um bom exemplo daquilo que é um jogador completo e muito bom para o Benfica», disse o treinador alemão das águias, há um ano, sobre Florentino.
Com a chegada de Kokçu e o surgimento da qualidade de João Neves, Florentino perdeu espaço, mas é claramente o homem a quem Schmidt continua a recorrer quando é necessário colocar alguma ordem no meio-campo da equipa.
Leia também: Futuro de Gonçalo Guedes decidido