Pub

Salvio: "Neste campeonato nunca podemos relaxar"

Advertisement

A recuperar de lesão no ombro direito, extremo abre o livro a Record. A ambição do ‘tetra’ é real, mas é preciso manter a concentração até ao fim. Ao desejo de também brilhar na Champions, El Toto junta outro: um final de carreira na Luz é hipótese a ter em conta.

RECORD – O Benfica está isolado na liderança do campeonato, com 38 pontos – mais quatro do que o FC Porto, 2.º classificado. Pode dizer-se que é, neste momento, o principal candidato à conquista do título de campeão nacional?

Advertisement

SALVIO – Todos os anos o Benfica é candidato ao título. Todos os grandes de Portugal são. Trabalhamos e fazemos o melhor ao longo da temporada para conquistarmos os nossos objetivos, e a Liga é um deles.

R – A equipa sente menos pressão do que na temporada anterior pelo facto de estar a trabalhar na liderança do campeonato? Há um ano o Benfica estava, por esta altura, no 3.º lugar, com uma desvantagem pontual significativa…

S – Podemos ter essa pressão, claro, mas é uma pressão boa. Neste campeonato nunca podemos relaxar, pois se perdermos um jogo e empatarmos outro, já estamos atrás. Não há tempo para relaxar. Temos de trabalhar no máximo, dia a dia e jogo a jogo, e com o trabalho que temos feito estamos em primeiro lugar com uma boa vantagem.

R – O Benfica tem tido algum azar com as lesões durante a primeira metade desta temporada. Como é que explica que a equipa tenha conseguido manter a regularidade das exibições e os bons resultados e esteja na liderança, mesmo com todos estes problemas?

pub

S – Penso que isso está relacionado com o trabalho realizado por todos. Por cada jogador e por toda a equipa. É graças a isso que temos mantido o mesmo nível e que continuamos a lutar pelo campeonato, pelas taças e pela Liga dos Campeões. É graças ao trabalho que fazemos dia a dia. Cada jogador está preparado para quando chegar a oportunidade, entrar e fazer bem as coisas. A nossa preparação tem sido essencial.

R – E isso também tem aumentado a união entre os jogadores…

S – Sim, e também cada jogador tem de saber que tem de estar preparado para quando chegar a oportunidade de jogar. Há jogadores que não têm somado muitos minutos, mas, quando chegou a vez deles, cumpriram. Lembro-me agora, por exemplo, do que aconteceu com o Danilo, que não vinha a fazer muitos jogos e, de repente, entrou no dérbi. Cada um tem de estar preparado para tudo, para qualquer momento e qualquer oportunidade, e na nossa equipa estamos assim. Qualquer jogador terá uma oportunidade e só tem de estar preparado para render quando acontecer.

R – Estando o Sporting a oito pontos de distância, considera que a equipa já está fora da luta pelo título ou continuará a ser uma luta a três até ao fim?

S – Com a equipa que tem, penso que o Sporting estará na luta até ao final. Tem uma grande equipa e não é por ter perdido alguns jogos que já está fora dessa luta. Penso que vai ser um campeonato disputado até ao final, muito competitivo.

R – Quando diz até ao final, acredita que será mesmo até à última jornada, como na temporada anterior?

S – Faltam muitas jornadas, há ainda muitos jogos, muitos pontos e há grandes equipas e jogos difíceis. Vai ser muito competitivo até ao final entre os grandes, com outras equipas, como Sp. Braga e V. Guimarães, por exemplo, a intrometerem-se.

R – No futebol português fala-se muito do antijogo, quando um guarda-redes perde tempo ou um jogador demora a sair numa substituição. Como é que vocês olham para estas situações, sendo que, nos jogos com V. Setúbal e Marítimo, no campeonato, houve queixas nesse sentido?

S – Bem, no momento em que isso acontece, quando estamos a perder ou empatados e o guarda-redes da equipa adversária começa a perder tempo, claro que ficamos aborrecidos. Mas temos de entender que são coisas que acontecem no jogo. Naquele momento não nos agrada muito, mas temos de aceitar porque faz parte da estratégia da outra equipa fazer isso para perder tempo, de forma a conseguir aquele resultado. Só temos de nos preocupar sempre em fazer o nosso melhor jogo e tentar não chegar a esse momento em que um jogador queira perder tempo.

Comentários

Mostrar Mais
Advertisement
Botão Voltar ao Topo
A semana dos recados