Os herdeiros de Jorge Gonçalves, antigo presidente do Sporting, colocaram uma ação em tribunal contra o Sporting devido a uma divida de pouco mais de cinco milhões de euros de em relação à venda de Frank Rijkaard em outubro de 1988.
Na altura, o presidente que já admitiu que comprou árbitros, intitulou o holandês como “1ª unha do leão”. Há um documento que mostra que o ex-presidente do Sporting pagou cerca de 2,2 milhões pelo jogador que nunca jogou em Portugal. Por uma falha na inscrição, o internacional holandês rumou aos espanhóis do Saragoça por empréstimo e no ano seguinte foi transferido para os italianos do AC Milan, por um valor global de 5 milhões de euros, segundo os advogados dos herdeiros de Jorge Gonçalves.
https://www.youtube.com/watch?v=wZ7g95a33d0
Desta forma, entre aquilo que foi pago pelo jogador ao Ajax em 1988 pelo antigo dirigente, mais-valias e juros de mora, os herdeiros consideram-se credores do Sporting em 5 milhões de euros. Entre as várias testemunhas arroladas estão Paulo Futre, José Maria Ricciardi, Dias Ferreira (à data vice-presidente dos leões) e o próprio Frank Rijkaard, que atualmente é treinador sem clube.