Telma Vice-campeã do mundo

D:Fotosnb60001.JPG

A portuguesa Telma Monteiro sagrou-se esta quarta-feira vice-campeã mundial de judo, depois de perder a final para a judoca japonesa Nae Udaka, 13ª do ranking mundial. Telma Monteiro tinha-se qualificado para a final na categoria de -57 kg ao bater a judoca da Mongólia SumiyaDorjsuren por ippon.

Três vezes vice-campeã do Mundo, Telma Monteiro começou por derrotar a cazaque Sevara Nishanbayeva, por ippon, em apenas 21 segundos, antes de bater, por yuko, a norte-americana Marti Malloy, desforrando-se assim da prematura eliminação nos Jogos Olímpicos Londres2012. Malloy, número três do “ranking” mundial e medalha de bronze em Londres, tinha acabado de deixar pelo caminho a japonesa Kaori Matsumoto, atual campeã olímpica.

No terceiro combate, Telma Monteiro impôs-se à suíça Fabienne Kocher, em 39 segundos, também por ippon, depois de um waza-ari. Na meia-final, a judoca portuguesa, de 28 anos, defrontou a mongol Sumiya Dorjsuren, de apenas 23 anos, sétima da hierarquia mundial e vencedora este ano do Grande Prémio de Ulan-Bator.

Vencedora dos dois confrontos anteriores com Dorjsuren, a melhor judoca portuguesa de sempre, agora 11.ª do “ranking”, procurava o seu primeiro título mundial, depois de se ter sagrado quatro vezes campeã da Europa.

Subscrever Blog via email

Indique o seu endereço de email para subscrever este site e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 1.255 outros subscritores

Siga-me no Twitter