ng3190007
A última bola utilizada no jogo entre Benfica e Olhanense, que valeu o título de campeão nacional de futebol aos “encarnados”, vai ser esta segunda-feira entregue na Covilhã pelo árbitro da partida, Carlos Xistra, a uma associação de solidariedade.

Após o apito final do encontro de domingo, que antecedeu a festa no Estádio da Luz, em Lisboa, Carlos Xistra guardou a bola, para ser leiloada pela associação O Mundo da Carolina, de ajuda a crianças com doenças crónicas, informou hoje a organização solidária, em comunicado.

O leilão on-line vai ter início ainda esta semana, em moldes a indicar, e entrega da bola a quem fizer a maior licitação, será feita em junho num torneio de futebol solidário a realizar na Covilhã, em parceria com a Associação de Futebol de Castelo Branco.

A bola é entregue hoje feira, às 17h15, no Complexo Desportivo da Covilhã, onde Carlos Xistra costuma treinar, ao presidente da associação O Mundo da Carolina, Nuno Pombo, que criou o projeto solidário em memória da filha falecida o ano passado, vítima de leucemia.

“O Carlos Xistra é nosso conterrâneo, privou com a Carolina e acompanhou todo esse processo”, contou à Lusa Nuno Pombo, que se sentiu “emocionado” com o gesto do árbitro internacional português.

“É um gesto muito nobre da parte dele”, sublinha o presidente da associação, que, além de pretender ajudar crianças com doenças crónicas, tem também o objetivo de dar apoio a crianças com dificuldades socioeconómicas.

A data do leilão está condicionada a uma “surpresa”, relacionada com o Benfica, “para adicionar à bola”, mas que Nuno Pombo não quer, para já, revelar.

As receitas obtidas revertem para a edição de um livro solidário com histórias e desenhos feitos por Carolina Pombo e as verbas angariadas com as vendas do livro, com data de lançamento prevista para 01 de junho, serão entregues a outras associações de solidariedade.